Como calcular semanas de gravidez?

5 October, 2016
aprenda a calcular as semanas de gravidez

A partir da confirmação da gravidez, uma das perguntas que vêm à mente é: Com quanto tempo de gravidez estou? Para saber, a partir de uma ultrassonografia, o médico irá estimar as semanas de gravidez baseando-se no desenvolvimento do feto. Com a ajuda desse exame você também irá conhecer a data provável do parto, além de comprovar que tudo está bem com seu futuro bebê.

No entanto, antes de fazer a primeira ultrassonografia é preciso esperar algumas semanas, o que pode parecer uma eternidade quando a curiosidade é grande. Por isso, se você quiser algumas dicas para calcular as semanas de gravidez antes deste exame, siga os passos que damos aqui.

Entenda a diferença entre semanas de gravidez e semanas de gestação

Pode parecer estranho, mas existe uma diferença entre semana de gravidez e semana de gestação. Confundir estes conceitos pode atrapalhar na hora de calcular a data do parto.

As semanas de gravidez são contadas a partir do último dia da menstruação até o momento do parto por um período aproximado de 40 semanas. Ou seja, as semanas estão sendo contadas antes mesmo do óvulo ser fecundado!

Por outro lado, as semanas de gestação são contadas a partir do momento da fecundação do óvulo. Este momento começa aproximadamente duas semanas após a última menstruação, que seria quando provavelmente aconteceu o encontro entre espermatozoide e óvulo.

Ou seja, você tem em média 40 semanas de gravidez e 38 semanas de gestação.

Opções para calcular as semanas de gravidez

Durante a gravidez, as mudanças no corpo da mãe e do bebê em desenvolvimento são constantes. Por isso medimos a gestação em semanas no lugar de meses. Desta forma é possível ter mais precisão sobre o que está acontecendo com o seu corpo e com o bebê.

Para calcular as semanas de gravidez existe um elemento chave: a data da última menstruação. Antes de calcular o tempo de gravidez é preciso saber o primeiro dia da última menstruação, que por sua vez está relacionado com o período em que o seguinte período fértil aconteceu liberando o óvulo que foi fecundado.

A partir da data do primeiro dia da última menstruação existem várias técnicas para calcular as semanas de gravidez.

Gestograma: Com esta ferramenta disponível em vários sites, você introduz a data da última menstruação e o programa calcula automaticamente a data prevista para o parto (DPP).

Calculadora de gravidez: A calculadora de gravidez funciona de forma parecida com o gestograma; você introduz a data do primeiro e do último dia da última menstruação e o programa responderá de forma automática em que semana de gravidez você está.

Testes de gravidez com indicador de semanas: Existem alguns testes de gravidez que já indicam com certa precisão as semanas de gravidez ou a semana em que houve a concepção, o que pode ser muito prático.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado. Quando fizer seu primeiro ultrassom de gravidez, compare seus resultados com os do obstetra e confira se você conseguiu ter a mesma precisão que ele e conte para a gente!

Exame importante a partir da 10ª semana mostra o que o ultrassom não consegue identificar

Ainda no começo da gravidez, a partir da semana 10 você pode fazer um teste genético que além de revelar o sexo do bebê também indicará com bastante precisão o risco de alterações cromossômicas no feto, como a síndrome de Down, por exemplo. O teste pré-natal não invasivo (NIPT) também é conhecido pelo nome de NACE.

Com o teste NACE é possível detectar o DNA do feto no sangue da gestante, portanto para realizar o exame é preciso apenas uma amostra de sangue da futura mãe. Solicite aqui informação completa sobre o teste NACE.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest