Engravidar durante a menstruação é possível?

14 September, 2016 ,
engravidar menstruada é possível

Tanto para quem quer engravidar quanto para quem está evitando a gravidez, conhecer o período fértil é importante. A tabelinha serve para dar uma ideia de quando está ocorrendo a ovulação, porém este cálculo é uma estimativa, razão pela qual em certos casos é possível engravidar após relações sexuais mantidas durante a menstruação.

São muitas as dúvidas sobre as formas mais efetivas de engravidar rápido, sendo que calcular o período fértil é uma das estratégias mais adotadas. O cálculo que permite estimar o momento da ovulação consiste em diminuir 14 dias da duração total do ciclo, por exemplo, se o ciclo dura 30 dias, a ovulação provavelmente ocorre no dia 16. Lembrando que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação.

Com a ovulação supostamente tão distante da menstruação, como é possível engravidar?

A chance de engravidar durante a menstruação é pequena, mas isto não significa que seja impossível. Para que aconteça, é preciso que a ovulação ocorra em um momento próximo suficiente para que o espermatozoide, que pode chegar a sobreviver até 4 dias dentro do corpo da mulher fecunde o óvulo.

O que acontece no corpo para que seja possível engravidar estando menstruada?

Como comentado anteriormente, a ovulação ocorre aproximadamente duas semanas após o início da menstruação. Em um ciclo habitual de 28 dias, isso será exatamente na metade do período entre uma menstruação e outra, mas também são considerados normais os ciclos com duração entre 21 a 35 dias.

Se o óvulo não é fecundado por um espermatozoide quando está nas trompas de Falópio, ele se degenera e desaparece. Porém, durante a menstruação os ovários continuam funcionando, o que significa que outro óvulo estará sendo preparado para ser liberado para a próxima ovulação, que ocorrerá provavelmente em 14 dias.

Casos como o que acabamos de descrever apresentam condições onde seria improvável engravidar durante menstruação, simplesmente porque não existe óvulo para ser fecundado no período menstrual.

No entanto, nos casos em que o ciclo não é de 28 dias, é preciso considerar alguns pontos importantes antes de guiar-se pela regra do período fértil:

  • Tempo de sobrevivência do espermatozoide dentro do corpo da mulher, que varia entre 3 e 4 dias. Portanto, se nesse período um óvulo chega a ser liberado, ele poderá ser fecundado.
  • Ciclo menstrual com onda pré-ovulatória curta, ou seja, um ciclo menstrual com duração inferior a 28 dias. Nestes casos é possível que durante a menstruação o óvulo já tenha sido liberado, quanto mais curto o ciclo menstrual, mais provável que isso aconteça.
  • A ovulação nem sempre ocorre no mesmo dia, ela pode variar naturalmente ou inclusive ser influenciada por fatores como o estresse, o que pode provocar que a ovulação ocorra antes ou depois do seu período habitual, podendo aproximar-se ao período menstrual, o que permitiria que o óvulo fosse fecundado mesmo enquanto a menstruação estivesse em curso.
  • Em casos de mulheres com menstruação irregular, calcular o período fértil não é possível, portanto, o sangramento menstrual pode coincidir com a ovulação ou não, o que significa que existe a possibilidade de gravidez que não pode ser descartada nunca.

Nos casos de menstruação irregular, é fundamental saber se a irregularidade é natural ou tem alguma origem patológica que está provocando a alteração, como, por exemplo, ocorre se a mulher for portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos. Este e outros casos de alteração da menstruação devem ser estudados e tratados adequadamente para que não interfiram na sua saúde reprodutiva.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest