Fases do parto: dilatação, parto ativo e dequitadura

27 April, 2016 ,
ilustração de gestante dando à luz

Quando a mulher completa o período de gravidez, normalmente entre a 38ª e 42ª semana de gestação, ela irá viver um dos momentos mais emocionantes da sua vida: o parto. A ideia do parto está sempre presente na cabeça de toda gestante, e mesmo sendo um momento muito esperado, também provoca bastante medo, principalmente para aquelas mães que vão viver seu primeiro parto. Para combater o medo com informação, hoje apresentamos as fases do parto, que vai te ajudar a reconhecer e saber o que fazer no dia em que você verá o rosto do seu bebê pela primeira vez!

Antes de começar, vamos lembrar que cada parto é diferente, assim como cada gravidez. As fases do desenvolvimento do parto acontecem igualmente para todas as mães, sendo que as diferenças serão principalmente o tempo de desenvolvimento de cada fase e a forma que cada corpo responde à dor. Algumas vão sentir de forma mais intensa, outras terão uma resistência maior.

Conheça cada fase em detalhes e, se já teve filhos, compartilhe a sua experiência para que as mamães de primeira viagem possam conhecer mais histórias!

Primeira fase do parto: dilatação

O início do trabalho de parto começa com a dilatação. Nesta primeira fase ocorre um pequeno sangramento do colo do útero, o que pode ser bastante dolorido, principalmente para as mães de primeira viagem. Este processo de sangramento se deve ao encolhimento do colo do útero e acontece justo antes de dar início à dilatação.

Para o parto começar é preciso dilatar 10 centímetros. A dilatação vem acompanhada das temidas contrações, que no início acontecem de forma um pouco irregular, mas se regulariza na medida em que a dilatação aumenta, o que permitirá contar o tempo entre elas. A dor pode ser mais ou menos suportável dependendo de cada mulher.

Convêm estar preparada para viver esta fase da forma mais tranquila possível, por isso, durante a gravidez muitas gestantes fazem cursos, exercícios e leem muito para ter o máximo de informação que ajude a manter a calma na hora H. Distrair a mente fará com que o tempo passe mais rápido e que as forças para aguentar as próximas fases sejam maiores. Mais que um esforço físico, o início do trabalho de parto requer um esforço psicológico muito grande.

O momento de ir ao hospital é quando as contrações estejam acontecendo entre intervalos de 5 minutos. Portanto, quando o intervalo entre contrações seja de uma hora, não é aconselhável ir ao hospital, pois a espera ali será certamente menos agradável do que poderia ser na sua casa.

O processo de dilatação passa por duas fases: dilatação passiva e expansão ativa. A segunda fase é quando o útero se dilata passando de 3 a 10 centímetros, neste momento as contrações serão intensas e frequentes e por isso, a gestante pode receber a anestesia peridural, se desejar, para que o parto seja menos doloroso.

Segunda fase do parto: período expulsivo

Após atingir a dilatação total, começa a segunda fase do parto onde acontecerá a expulsão do bebê. Tanto o ginecologista quanto a doula estarão auxiliando a mãe nesse momento com relação à força que deve fazer para ajudar o bebê a sair. Será um momento de esforço físico onde a mulher faz força com a barriga para empurrar o bebe cada vez que sente uma contração.

O período expulsivo costuma ser o mais rápido, pode durar ao redor de uma hora ou poucos minutos, dependendo sempre da gestação, pois uma mesma mãe pode viver de forma diferente esta experiência em cada gravidez. Quando a cabeça do bebê estiver fora, a mãe faz um último esforço para que os ombros saiam e em segundos o bebê estará totalmente fora. Então, a equipe médica que está ajudando no parto irá limpar o bebê e colocar no colo da mãe. Será um momento inesquecível, de alívio e emoção!

Terceira fase do parto: dequitadura

Esta é a fase final do parto, quando a mãe expulsa a placenta após o nascimento do bebê. Nesta fase, o médico irá realizar uma massagem no ventre para facilitar o processo. A placenta é um órgão que se formou a partir do embrião para acomodar e alimentar o bebê durante toda a gestação. Cumprindo sua função, ela é eliminada já envelhecida na última fase do parto.

Passadas as três fases do parto você terá o bebê nos seus braços! O contato com o bebê irá ajudar na produção de leite materno, além de acalmar o recém-nascido.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest