Manchas de pele durante a gravidez

21 September, 2016 ,
gestante olhando no espelho trata manchas de pele

São apenas umas poucas sortudas aquelas que durante a gravidez não enfrentam problemas de pele. A maioria das gestantes acabam com manchas de pele conhecidas como melasma, que normalmente atingem o rosto.

Além de melasma, espinhas, crescimento de pelo, mudanças no grossor do cabelo, estrias e unhas quebradiças são outras possíveis dificuldades extras para manter-se linda durante a gravidez. Ainda bem que a beleza da barriga da gestante rouba boa parte da atenção, não é mesmo?

A razão para as mudanças de pele, cabelo e unhas são hormonais. Vários sintomas da gravidez são provocados pela flutuação hormonal como vimos em posts anteriores sobre as mudanças de humor e alterações na digestão.

O que é melasma?

Melasma é uma pigmentação escura com contornos irregulares que normalmente surge na testa, nos pômulos, no lábio superior ou no queixo. Estas manchas se tornam ainda mais marcadas quando há exposição ao sol.

Durante a gravidez é muito comum ter estas manchas na pele, que normalmente desaparecem após o nascimento do bebê, no entanto é importante evitar a exposição ao sol para não intensificar a mancha e dificultar que ela desapareça.

A superprodução e concentração de melanina a nível celular nas camadas profundas, medias e superficiais da pele provocam a melasma. Este fenômeno é similar ao que ocorre com algumas mulheres ao tomar pílulas anticoncepcionais.

O mecanismo exato que relaciona os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) com a produção da melanina é desconhecido, no entanto é evidente que os hormônios exercem uma influência nas células responsáveis pela produção da substância que determina o pigmento da pele.

Se surgirem manchas na sua pele, não é preciso se preocupar muito, pois normalmente elas irão desaparecer. Porém é importante utilizar o protetor solar diariamente. Caso as manchas não desaparecerem sozinhas após você dar à luz, consulte seu dermatologista, que indicará o tratamento adequado para você.

Como cuidar da pele durante a gravidez?

  • Proteja-se do sol.  Use protetor solar com fator alto e aplique várias vezes ao dia. Se for à praia ou estar mais tempo exposta ao sol, é aconselhável usar um chapéu para estar sempre com o rosto protegido.
  • Utilize produtos de limpeza de pele e cremes suaves. A pele pode ficar sensível e produtos que irritem a pele podem piorar o problema.
  • Não utilize ácidos e produtos para despigmentar a pele durante a gestação. Se as manchas persistirem após o parto, consulte um dermatologista para um tratamento personalizado.
  • Inclua à sua alimentação produtos ricos em vitamina C, B3 e A. A vitamina C absorve parte da melanina, enquanto a vitamina B3 diminui a transferência da melanina às camadas mais profundas da pele, já a vitamina A, ajuda a eliminar as células mortas das camadas médias da pele, favorecendo a regeneração das células da pele.
subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest