O que é gravidez de risco?

imagem de gestante e texto. O que é e como cuidar de uma gravidez de risco

Apesar da gravidez ser uma etapa muito especial na vida de toda mulher, também é verdade que durante a gestação não faltam preocupações e cuidados, já que o que está em jogo é a saúde do bebê. Em alguns casos a atenção deve ser ainda maior tanto por parte do ginecologista obstetra, quanto por parte da mãe. São os casos de gravidez de risco.

O que é considerado gravidez de risco?

Ao longo da gestação, é possível que ocorram certas complicações, porém isso não significa que a gravidez seja de risco. Para ser considerada como tal, a saúde da mãe ou do bebê devem estar em perigo.

Existem diferentes níveis de gestações de risco, divididas em função do nível do perigo e motivo pelo qual a gravidez requer um acompanhamento extra com relação às outras gestações normais.

  • Gravidez de risco médio: Nesse grupo estão incluídas adolescentes menores de 18 anos e mulheres maiores de 35 anos, além daquelas que fumam ou são obesas. O risco aumentado desse grupo é padecer de diabetes gestacional ou ter um parto prematuro. Algumas gestações dentro desse perfil têm maior risco de o bebê desenvolver certas mutações genéticas, algo que pode ser detectado pelo teste pré-natal não invasivo ou através de amniocentese.
  • Gravidez de alto risco: São os casos de gravidez de gêmeos, mulheres com anemia, hipertensão crônica, diabetes e aquelas que passaram por alguma cirurgia de útero. Os riscos associados neste grupo são malformações fetais, pré-eclampsia leve ou infecções, entre outros riscos.
  • Gravidez de risco muito alto: Principalmente associada aos casos de gravidez múltipla, os riscos desse grupo incluem malformações nos bebês, pré-eclampsia grave, parto prematuro e incontinência cervical uterina.

Como detectar uma gravidez de risco?

A gravidez de risco pode ser detectada na primeira consulta do pré-natal, onde o especialista irá solicitar exames gerais como exame de sangue, análise dos níveis de glicose, exame de urina e ultrassonografias. O objetivo de todos estes exames no início da gravidez é identificar se existe algum risco na gravidez.

No entanto, uma gravidez que começa de forma normal, pode ser considerada de risco ao longo da gestação caso ocorra alguma mudança ou circunstância problemática, como por exemplo, diabetes gestacional ou hemorragias graves.

O que fazer se tiver uma gravidez de risco?

Caso seja diagnosticada uma gravidez de risco, é preciso manter o acompanhamento recomendado pelo especialista para garantir que tudo corra bem com a saúde da mãe e do bebê. Seguindo as recomendações médicas e mantendo uma atitude positiva para evitar aumentar o nível de estresse, os riscos podem ser controlados.

  • Consulte o médico com frequência, para que a evolução do risco seja acompanhada com as análises necessárias. É provável que muitos exames tenham que ser repetidos para serem comparados com os anteriores. Durante a consulta, não deixe de comentar qualquer incômodo que sinta.
  • Com relação à prática de atividades físicas, está permitida desde que o ginecologista obstetra autorize. Algumas vezes realizar esforços ao praticar esportes pode piorar a situação, em outras, os exercícios podem ajudar a não engordar mais que o necessário, algo que também pode ser prejudicial.
  • Não consumir bebidas alcoólicas nem fumar, algo que é recomendável para todas as gestantes. Além disso, também é bom fugir de situações estressantes. Estas atitudes vão evitar alterações que podem prejudicar a gestação.
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada recomendada pelo médico para que o corpo da mãe e do bebê receba todos os nutrientes importantes durante a gravidez.
  • Repousar muito e dormir ao menos 8 horas por dia. Quando se trata de uma gravidez de risco, o repouso será um grande aliado, por isso aproveite para descansar, ler livros assistir filmes e relaxar bastante.
subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest