Sufoco durante a gravidez: Como aliviar?

19 October, 2016
sufoco durante a gravidez

Cerca de 20% das gestantes sofrem sufoco durante a gravidez. Estas ondas repentinas de calor são mais comuns no primeiro e terceiro semestre de gestação, mas também podem ocorrer durante a amamentação.

Os sufocos são provocados por uma reação do corpo aos altos níveis de hormônios que estão expostas as gestantes. Junto com os enjoos, acidez no estômago, cansaço e dor nas costas, são os principais sintomas incômodos da gravidez.

Apesar de ser difícil eliminar os sintomas, existem alguns truques que você pode seguir para amenizar os efeitos dos sufocos.

O que são e quais os sintomas dos sufocos durante a gravidez?

Os sufocos durante a gravidez podem surgir de repente. Eles se manifestam através de uma sensação de calor intensa que passa por todo o corpo, sendo impossível de controlar no momento em que ocorre. Normalmente os sufocos são mais comuns durante o dia, mas algumas mulheres têm a tendência de sentir os sufocos durante a noite, o que pode afetar o sono.

Na medida em que avançam as semanas de gestação, aumenta o risco de ocorrerem episódios de sufoco, que geralmente começam com o calor repentino na cabeça, pescoço, peito e pés. O calor nos pés pode chegar inclusive a provocar dor e queimação na planta dos pés e dedos.

Os sufocos podem durar apenas alguns segundos ou persistir durante vários minutos. Atenção para não confundir sufocos com febre, que também implica um aumento da temperatura corporal, mas terá uma duração mais prolongada.

Por que acontece o sufoco?

O sufoco que ocorre durante o primeiro trimestre é provocado pelo desequilíbrio hormonal no corpo da mulher. A maioria dos primeiros sintomas de gravidez estão relacionados com a redução dos estrógenos.

Já no terceiro trimestre da gestação, os sufocos estão relacionados com o aumento de trabalho do metabolismo da mulher. Na medida em que a gestação avança, os vasos sanguíneos dilatam e a irrigação é maior, o que acaba gerando um calor extra no corpo.

Por outro lado, durante o último trimestre de gravidez o peso corporal da gestante aumenta e, portanto, ela precisa e gasta mais energia. Este esforço extra pode gerar uma sensação de falta de ar, que aumenta a temperatura do corpo e leva a outros sintomas associados ao sufoco.

Hidratação por dentro e por fora é a melhor solução para o sufoco

A melhor forma de prevenir de maneira natural os sufocos durante a gravidez é manter uma boa hidratação. Esta medida vai ajudar a repor mais rápido os líquidos perdidos com o suor. É recomendável consumir ao menos dois litros de água, de preferência sem gás e sem açúcar.

Outra forma de combater os sufocos é baixar a temperatura corporal de forma natural, substituindo os banhos de água quente por água morna. No entanto, não é recomendável tomar ducha de água fria, já que se o corpo nota uma redução da temperatura muito rápida, ele tende a gerar mais calor para compensar o choque térmico, portanto a água fria no lugar de refrescar, pode produzir o efeito contrário. Use a água fria somente para as mãos, pulsos e molhar a nuca, o que sim pode ser uma medida que ajuda a refrescar.

Roupas leves, calçados cômodos e outros truques para reduzir os sufocos

Listamos alguns truques para aliviar os sufocos que podem te ajudar:

  • Roupas leves. Um dos segredos para não sofrer com os sufocos é utilizar roupas cômodas e leves. De preferência algodão ou linho, evitando as roupas sintéticas. Vestidos e blusas de cores claras são as peças recomendadas para você.
  • Sapatos cômodos. Se você sente os calores e queimação nos pés, é ainda mais importante utilizar calçados cômodos que permitam que o pé respire.
  • Alimentação equilibrada. Além de uma hidratação adequada também é necessário ter uma alimentação equilibrada. Refeições leves que incluam verduras e frutas suculentas vão ajudar. Evite alimentos que dificultam a digestão e comidas apimentadas, que além de influenciar nos sufocos também podem provocar ardor estomacal.
  • Repouso. Evite fazer exercícios intensos. Caso queira manter o corpo ativo durante a gestação, controle o tempo e a intensidade dos exercícios e dê preferência para atividades mais leves como yoga e hidroginástica, por exemplo.
  • Prevenção. Se você notou que seus sufocos são mais frequentes durante a noite, tenha ao lado da cama uma garrafa de água e uma toalha úmida. Você pode utilizar a toalha para baixar a temperatura do corpo e aliviar o sufoco durante a noite.
  • Gel frio. As máscaras de gel frio têm um efeito benéfico para a pele e pescoço, além de serem relaxantes. Nas farmácias você também pode encontrar pomadas de efeito frio para braços e pernas. Antes de comprar, consulte seu ginecologista sobre as possíveis contraindicações específicas para o seu caso.

Por último lembre-se, apesar de serem desagradáveis os sufocos são passageiros. Se sentir a sensação de calor de forma muito prolongada, consulte seu ginecologista.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest