Yoga para gestantes

yoga para gestantes

Você pratica yoga? Agora que está grávida, está pensando em fazer este tipo de exercício? A yoga para gestantes é uma prática muito recomendada e apresenta diversos benefícios. Hoje vamos dar dicas para aquelas que querem começar, mas são novas no assunto.

É uma realidade que durante o período de gestação o corpo da mulher está mudando constantemente. Para que o processo seja mais tranquilo e agradável, é preciso cuidar de você e do bebê. Isso inclui fazer exercícios, sempre que não exista uma contraindicação específica para seu caso.

Para quem já pratica yoga habitualmente, durante a gravidez poderá continuar, porém baixando a intensidade dos exercícios e também a duração dos mesmos. Além disso, comente com seu médico sobre os exercícios que você faz e siga as recomendações para evitar que este ou qualquer outro esporte possa prejudicar você ou o bebê.

Para quem nunca praticou yoga antes, talvez não seja bom começar sozinha, procure um instrutor e sempre informe que está grávida, para que seus exercícios sejam direcionados à sua necessidade. A yoga para gestante vai te ajudar a aumentar sua flexibilidade, fortalecer a pelves e melhorar o controle da sua respiração.

Quais os benefícios da Yoga para gestantes?

yoga para gestantes ajuda as futuras mães a aprender a respirar corretamente e manter a musculatura do corpo forte. Além disso, também ajuda a diminuir sintomas de depressão, que podem afetar algumas gestantes, devido às variações hormonais que acontecem durante a gravidez. Os principais motivos para praticar yoga durante a gravidez são:

  1. Melhorar o estado de ânimo, ajudando a manter um estado mental tranquilo e equilibrado.
  2. Melhorar a respiração e tonificar os músculos, o que ajudará a chegar ao parto mais preparada aumentando as probabilidades de ter um parto normal ou natural mais tranquilo, além de uma recuperação mais rápida.
  3. Relaxa e ajuda que você viva a gestação com mais bem-estar.
  4. Reduz as dores nas costas e lombar, reforça a postura e contribui para solucionar problemas de circulação e inchaço no tornozelo e pernas.
  5. Ajuda a conciliar o sono.
  6. Melhora a digestão após as refeições, que são mais lentas e difíceis durante a gravidez.

Yoga para gestantes: Quais são as assanas recomendadas?

Algumas posturas da yoga não são recomendadas durante a gravidez. Por exemplo, aquelas em que a gestante permanece deitada de barriga para cima, principalmente após o terceiro trimestre da gestação. Por isso é importante contar com um bom monitor, que dará todas as indicações e suporte que você precisa. Com relação às posturas mais indicadas, destacamos as seguintes:

  •  Posição de lótus: é a postura de preparação para iniciar a prática da yoga. Ela ajuda a relaxar e descansar a lombar e as costas. Para realizar esta assana, você deve sentar no chão em um colchonete ou manta com as pernas cruzadas e as mãos relaxadas sobre o joelho, juntando o polegar com o dedo indicador.
  •  Posição da águia: esta posição ajuda a melhorar a concentração e equilíbrio da futura mãe e também é ótimo para reduzir a dor nas costas. Para praticar esta assana, sente de joelho e cruze os braços na vertical, juntando as palmas das mãos. Para realizar este exercício você deve levantar os cotovelos e levantar os braços. Repita esta sequência, relaxando alguns segundos entre uma e outra repetição.
  • Posição invertida: esta posição ajudará a manter uma boa circulação do sangue. Consiste em deitar de barriga para cima e levantar as pernas apoiando as mesmas na parede, tentando manter o quadril o mais encostado na parede possível.
  • Posição do bebê: esta posição ajudará a relaxar. Nesta posição você deita o corpo estando de joelhos, apoiando os braços no chão.
  • Posição do gato: Esta assana é perfeita para liberar a pressão das costas. Para realizá-la você deve ficar de quatro imitando um gato se espreguiçando, que seria curvando as costas para cima enquanto respira e para baixo enquanto solta o ar lentamente.

Praticar yoga ajuda a manter a forma durante a gestação e também ajuda a ter um parto mais tranquilo, além de uma recuperação mais rápida. Faça sempre com o apoio de um monitor e aproveite seus benefícios!

 

subir

Pin It on Pinterest