Teste NACE: o NIPT feito no Brasil

6 January, 2020

Desde agosto de 2019, o teste NACE, o NIPT desenvolvido pela Igenomix está de cara nova com uma nova plataforma totalmente desenvolvida pelos experts da própria Igenomix e sendo realizado no Brasil.

A principal diferença do NACE entre os outros NIPTs é sua maior taxa de informatividade no mercado com resultados para 99,9% das amostras analisadas. Agora, analisando em nossas instalações do Brasil (não é necessário terceirizá-las e enviá-las para os EUA), foi possível aumentar ainda mais a segurança e reduzir os custos para as gestantes.

A Igenomix decidiu implementar sua própria plataforma para oferecer um serviço ainda melhor. Ao processar as amostras em nossos laboratórios, evitamos que em 95% dos casos seja necessário enviar material biológico para o exterior, prevenindo incidentes logísticos. E com o processamento em nossas instalações, sempre sabemos a natureza de qualquer ocorrência durante a análise como hemólise, fração fetal e parâmetros do sequenciamento, sem depender de que outra empresa proporcione informações que ela detém. Com isso, a comunicação com os clientes locais é direta e imediata.

O que é o NIPT?

Um dos maiores benefícios do NIPT é evitar procedimentos invasivos, como a realização de uma amniocentese, sendo um teste completamente seguro para a mãe e seu bebê, possível de ser realizado a partir da 10ª semana de gravidez detectando o sexo do bebê e síndromes genéticas.

O teste consiste em uma triagem pré-natal não invasiva dos cromossomos, que pode ser realizado em diferentes versões de acordo com a indicação médica. O nome não invasivo se dá pelo fato de a análise ser realizada a partir da coleta de sangue materno, não sendo necessário um procedimento invasivo como uma amniocentese para obtenção da amostra.

Existem diferentes versões de NIPT, sendo a mais comum e recomendada para todas as gestantes aquela que analisa as trissomias dos cromossomos 13 (síndrome de Patau), 18 (síndrome de Edwards) e cromossomo 21 (síndrome de Down), além alterações numéricas dos cromossomos sexuais, que como consequência revela o sexo do bebê.

As opções  do teste NACE são:

Para gestações gemelares e em casos de gêmeos reabsorvidos, somente o painel NACE está disponível no momento. Em todos painéis é realizada também a sexagem fetal e nos casos de gestações gemelares, quando o resultado apresentado no laudo corresponder a XY, sabe-se que pelo menos um dos fetos é do sexo masculino.

 

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest