Acidez durante a gestação

31 August, 2016 ,

Na medida em que a gestação avança, alguns sintomas da gravidez desaparecem e outros podem surgir, todos eles são parte do processo de ser mãe, apesar de que nem todas mães vão passar pelas mesmas coisas. Porém, um sintoma que raramente uma gestante irá escapar é a acidez do estômago, algo que muitas vezes é inevitável, mas que você pode aprender a suavizar com as dicas de hoje.

Acidez de estômago durante a gravidez, um sintoma comum

Sentir acidez de estômago durante a gravidez é mais comum do que você possa imaginar. Este incômodo digestivo costuma ocorrer principalmente durante o segundo e terceiro trimestre da gestação. Mas por que surge a acidez inclusive em gestantes que até o momento não tinham sentindo nenhum desequilíbrio digestivo?

A resposta para esta pergunta pode ser encontrada nos hormônios. Eles são responsáveis não apenas por esta, mas também por várias mudanças durante a gestação. Os hormônios afetam o sistema digestivo da gestante.

Durante a gravidez, os alimentos se processam mais lentamente, assim como todo o resto do processo digestivo. Estas mudanças favorecem que os ácidos voltem do estômago ao esôfago, que é justamente o que provoca a sensação de acidez. Além da acidez, também é possível que a gestante tenha diarreia e o intestino preso em algum momento da gravidez.

Neste processo não é justo colocar toda a culpa nos hormônios, pois na medida em que o bebê vai crescendo e ocupando mais espaço, o útero começa e empurrar e comprimir o estômago, sendo a redução de espaço do aparelho digestivo outra razão pela qual a acidez é ainda mais frequente no terceiro trimestre da gravidez.

Como prevenir a acidez durante a gestação

Fazer com que a acidez de estômago desapareça será praticamente uma missão impossível, mas existem algumas técnicas para fazer com que a acidez demore mais para surgir ou que ao menos seja menos intensa.

  • Evite excessos na hora de comer. Nada de comer por dois! Comer muito é um dos fatores que gera acidez durante a gestação. A dieta de uma gestante deve ser equilibrada e apostar por refeições leves e nutritivas, as frutas serão as grandes aliadas! Prefira ingerir pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia.
  • Coma devagar. A digestão começa na mastigação, por isso mastigue devagar e várias vezes antes de ingerir os alimentos, isso facilitará o trabalho do aparelho digestivo. Faça de cada refeição um momento de calma e tranquilidade.
  • Evite alimentos gordurosos. Existem certos tipos de alimentos que você precisa evitar durante a gravidez. Entre eles os que contém muita gordura, apimentados ou com altos níveis de cafeína e teína, além daqueles alimentos que são muito doces. Comer frutas e verduras são ótimas opções para uma digestão mais fácil, que serve tanto para prevenir quanto para tratar a acidez.
  • Não durma logo após as refeições. O ideal é esperar em torno de duas horas antes de dormir.
  • Durma com a cabeça mais alta a um ângulo em torno de 45º. Esta técnica ajuda a evitar a acidez, pois força que os refluxos se mantenham no estômago.
  • Evite o estresse. Para tanto, realize atividades relaxantes, pratique alguma atividade física ou esporte suave e também faça exercícios de respiração profunda. Além de reduzir a acidez, estar tranquila vai te proporcionar um bem-estar geral.
  • Consumir muitos líquidos, com exceção daqueles que sejam ácidos como laranja e limão, também é muito recomendado, porém evite beber muitos líquidos durante as refeições.

O que fazer quando sentir acidez durante a gravidez?

Se apesar de seguir as dicas anteriores você ainda tiver episódios de acidez, converse com seu médico sobre a possibilidade dele receitar algum tratamento específico para aliviar este sintoma.

Outra coisa que pode ajudar algumas mulheres é o consumo moderado de leite desnatado e iogurte, porém esta técnica não funciona para todas e inclusive a ingestão desses alimentos pode piorar a acidez de algumas. Outro remédio natural é ingerir em jejum uma colher de azeite de oliva.

Por último, se possível, faça uma caminhada após as refeições para ajudar na digestão e seja forte! Tente despistar os sintomas desfrutando ao máximo deste período de conexão incrível que você tem com o bebê durante a gestação.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest