Como descobrir com quantas semanas de gestação você está

Descubra com quantas semanas de gestação você está.

Popularmente, acreditamos que a duração de uma gravidez seja de nove meses completos. Mas você sabia que o período médio correto são 40 semanas de gestação?

É difícil falar sobre o período de gestação de maneira precisa, já que nessas semanas são incluídos os setes dias em que a mulher está fértil. Portanto, o cálculo de semanas de uma gravidez começa a partir da data do último período menstrual, chegando, dessa forma, a 40 semanas.

 

Por que calcular as semanas de gestação e não os meses

Pode ser confuso pensar em semanas de gestação, mas é um hábito muito importante para garantir a saúde da mãe e do bebê que esta em formação. Só a partir da definição do tempo de gravidez, é possível realizar um pré-natal correto, com todos os exames dentro do prazo.

As semanas sempre têm sete dias, porém os meses são variáveis, em relação à quantidade de dias e semanas, desta maneira, calcular precisamente o tempo da gestação facilita o acompanhamento da gravidez e o desenvolvimento do feto.

 

Descubra com quantas semanas de gestação você está:

Descobrir de quantas semanas você está grávida é importante para entender todas as mudanças que acontecerão no seu corpo. Além disso, é fundamental para agendar os exames de pré-natal (até os mais específicos, para detectar síndromes e complicações) e se preparar para o dia do nascimento.

  • Cálculo de Dias: Você pode descobrir sua semana de gestação tendo como referência o 1º dia da sua última menstruação, contando as semanas até o dia de hoje. Esse cálculo não é muito preciso, uma vez que não pode determinar com a data em que a concepção realmente ocorreu.
  • Calculadora de Gravidez: Esse método é baseado no cálculo de dias. Disponíveis para download na internet, as calculadoras mais precisas pedem o último dia da sua menstruação e o quanto ela costuma durar. Desta maneira, a mãe sabe automaticamente o período em que a gestação está.
  • Faça um exame de sangue: Hemogramas consistem em um estudo sobre a concentração de hormônios relacionados à gravidez no sangue das mulheres. Eles são muito mais precisos e confiáveis ​​do que um teste de gravidez de farmácia, que usa os hormônios presentes na urina para detectar um embrião.
  • Aparecimento de sintomas: Cada mulher é única. Portanto, cada gravidez também será. Porém, alguns sintomas específicos ocorrem em determinadas semanas de maneira geral e, logo, podem ser usados para calcular o período da gestação. Por exemplo, se você está sentindo náuseas, provavelmente já está no segundo mês da gravidez.

 Os primeiros sintomas de gravidez

Cansaço, aumento na sensibilidade dos seios, náuseas e até pequenos sangramentos podem ajudar a descobrir uma gravidez. Esses primeiros sintomas são fundamentais para entender em que período da gestação você está e quais serão as próximas mudanças no seu corpo.

Busque a ajuda do seu médico obstetra para detectar com assertividade o período de gestação em que você está. Assim, será possível programar vários exames para verificar a saúde do seu bebê, levando em conta que algumas alterações e anomalias só podem ser detectadas a partir da 10ª semana de gravidez.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest