Fertilização in Vitro ou Inseminação artificial?

23 November, 2016
fertilização in vitro ou inseminação artificial?

Quando o casal não está conseguindo engravidar naturalmente, é preciso recorrer à ajuda médica especializada. Às vezes a solução pode ser simples, encontrada através de mudanças de hábitos ou medicações que levem ao equilíbrio da fertilidade do casal. Outras vezes, será preciso um tratamento mais invasivo, que basicamente poderá ser Inseminação Artificial ou Fertilização in Vitro. Você sabe a diferença entre estes tratamentos?

Inseminação Artificial (IIU)

A Inseminação Artificial é um tratamento de reprodução humana de baixa complexidade. Consiste em colocar no útero materno os espermatozoides previamente selecionados com o objetivo de facilitar a fecundação natural.

Por ser de baixa complexidade é muito mais acessível que a Fertilização in Vitro, porém também é bem menos efetivo e recomendado apenas em alguns casos. As chances de sucesso do tratamento estão em torno de 15% utilizando sêmen do casal e cerca de 20% utilizando sêmen de doador.

Fertilização in Vitro (FIV)

A Fertilização in Vitro é o procedimento mais utilizado e mais efetivo para conseguir engravidar. Consiste em unir o espermatozoide com o óvulo no laboratório de embriologia, sendo recomendado para casais acima de 35 anos e casos de infertilidade mais complexos.

A FIV também é o procedimento utilizado para casais férteis evitarem doenças hereditárias em seus filhos antes da gravidez.

As técnicas mais avançadas de medicina reprodutiva que permitem aumentar o prognóstico de sucesso da gravidez normalmente exigem que seja realizada a FIV, como por exemplo o Screening Genético Pré-implantacional (PGS), que analisa as alterações cromossômicas no embrião para evitar aborto e riscos de doenças, tais como a Síndrome de Down.

Posso fazer o estudo genético do embrião em ambos procedimentos?

Não, pela necessidade de ter acesso ao embrião é preciso que o mesmo esteja no laboratório de embriologia. Algo possível somente através da FIV, já que na Inseminação Artificial a fecundação acontece no corpo da mulher, quando os espermatozoides introduzidos no útero materno encontram o óvulo.

Quais as chances de gêmeos dos tratamentos de reprodução humana?

As chances de gêmeos são maiores na Inseminação Artificial por uma menor possibilidade de controle, no entanto são mais baixas do que normalmente se imagina, estando em torno de 15%.

No caso da Fertilização in Vitro, o controle é muito maior, existindo a possibilidade de introduzir somente um embrião ao útero materno conhecido pela sigla em inglês (SET – Single Embryo Transfer), o que pode equiparar as chances de gêmeos às possibilidades naturais, que estão em torno a 2%. Caso sejam transferidos mais de um embrião ao útero, as chances de gravidez gemear aumentam, estando em média ao redor de 20-30%

subir

Pin It on Pinterest