Menstruação atrasada: Será que estou grávida?
“A menstruação atrasou. Será que estou grávida?” Essa é uma das primeiras dúvidas que rondam a mente de praticamente todas as mulheres que estão tentando engravidar quando a menstruação atrasa. E não é por menos, o atraso da menstruação é o primeiro sintoma de gravidez da maioria das mulheres.
A impaciência, nervosismo e vontade de ser mãe junto com a inexperiência de gravidez anteriores, dificulta a certeza sobre a gravidez para mães de primeira viagem. O atraso da menstruação é apenas um dos vários sintomas que podem levar uma mulher a desconfiar que está grávida, porém a certeza só se confirma depois do teste de gravidez.
Menstruação atrasada nem sempre é gravidez
Não é nenhuma novidade que a menstruação atrasada é um dos primeiros sintomas da gravidez, no entanto, a falta de menstruação nem sempre significa a gravidez, principalmente para mulheres que não tem a menstruação regular. Então, qual será o sintoma de gravidez para quem tem o ciclo irregular?
Gravidez para mulheres com ciclos irregulares
Cada mulher tem um ciclo menstrual com suas próprias particularidades. O ciclo menstrual regular tem sempre a mesma duração, que normalmente é de 28 dias, mas também podem ter intervalos de 21 a 35 dias.
Mulheres com ciclos irregulares devem consultar seus ginecologistas para confirmar que a irregularidade não é uma consequência de alguma alteração no aparelho reprodutor feminino. Caso confirme que a irregularidade é somente uma característica do seu ciclo, a consequência será que para esta mulher, detectar a gravidez baseando-se no atraso da menstruação será muito difícil.
Causas do atraso da menstruação sem gravidez
- Fatores psicológicos como o estresse ou alguma situação traumática podem afetar o ciclo menstrual provocando desajustes no mesmo.
- Parar de tomar o anticoncepcional também é um dos fatores mais conhecidos que provocam mudanças hormonais que podem atrasar a menstruação.
- Medicamentos para tratar certos tipos de doenças podem provocar mudanças menstruais.
- Síndrome dos ovários policísticos é uma causa comum de alterações no ciclo menstrual, que pode inclusive causar dificuldades de conseguir a gestação.
- Causas alimentícias, como a carência de nutrientes ou casos de obesidade, podem ser a origem de atrasos na menstruação.
Como você pôde comprovar, fora a gravidez, existem várias possíveis causas para a menstruação atrasar. Por isso, o melhor será realizar um teste de gravidez, e caso o atraso aconteça muitas vezes, é recomendável consultar seu médico para identificar se você se encaixa em alguma das possíveis causas de atraso menstrual citadas anteriormente, e inclusive evitar que esta eventual causa possa acabar dificultando a gravidez.
Outros sintomas além do atraso menstrual
A menstruação atrasada é um dos sintomas da gravidez, mas não é o único, entre os principais sintomas, que nem sempre se manifestam em todas a gestantes e tão pouco aparecem com a mesma intensidade:
- Cansaço, sono e fadiga
- Diminuição da capacidade de retenção de líquidos
- Sensibilidade a odores
- Mal-estar geral
- Sensibilidade nos seios
Provavelmente ao ler os itens acima você percebeu que estes sintomas também podem ser bastante comuns da própria TPM (tensão pré-menstrual) e, por isso, a ausência da menstruação junto com estes sintomas indicam que você precisa fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida.
Nas primeiras semanas de gravidez você já pode descartar o risco de alterações cromossômicas no feto
A partir da décima semana de gestação já é possível realizar o teste genético que detecta alterações cromossômicas a partir do sangue materno. Conhecido pelo nome de NIPT (teste pré-natal não invasivo), este exame é realizado pela IGENOMIX com o nome de NACE ou NACE plus.
Os resultados ficam prontos em 10 dias e você terá tranquilidade com relação aos riscos de trissomias como a Síndrome de Down e também de monossomias que podem afetar o bebê.