Por que esperar até a 10ª semana de gestação para fazer o NIPT/NACE?

19 August, 2020
10ª semana de gestação

O teste pré-natal genético não invasivo (NIPT), também conhecido como teste NACE, analisa o DNA do feto circulante no sangue materno. Uma tecnologia capaz de rastrear a presença de alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down, Edwards e Patau, além de revelar o sexo do bebê.

Porém, para garantir a boa performance do teste, é fundamental que a coleta de sangue para o exame aconteça a partir da 10ª semana de gestação. A partir dessa semana e até o final da gestação, esse teste genético de triagem analisa os riscos para alterações cromossômicas do feto de forma segura para a gestação e bebê, já que não requer um procedimento invasivo que implica qualquer risco gestacional, como é o caso da coleta de líquido amniótico ou biópsia de vilo corial.

Uma das razões pela qual a realização do teste NACE precisa acontecer a partir da 10ª semana tem um nome: Fração fetal. E certamente isso deve ter gerado na sua cabeça esta nova pergunta:

O que é fração fetal?

A fração fetal é a proporção de DNA fetal circulante no sangue da gestante.  Esses fragmentos são liberados através de células da placenta na corrente sanguínea materna, e na medida em que a gestação evolui, a presença da fração fetal aumenta.

Para a realização do NIPT, o parâmetro utilizado para obter informação sobre os cromossomos fetais é a fração fetal, que é analisada pela tecnologia do sequenciamento de nova geração (NGS).

Graças ao NGS permitir a leitura do DNA com uma fração fetal mínima é possível detectar a Síndrome de Down com taxas de precisão de 99,7%, bem como ter confiabilidade no resultado da análise dos demais cromossomos. A porcentagem mínima de fração fetal para uma boa leitura de DNA fetal é de ao menos 4%.

Por essa razão, vale a pena esperar até a 10ª semana de gestação, que ainda é 2 semanas antes do primeiro morfológico de gravidez e muito próximo da semana mínima para a realização sexagem fetal, que pode ser evitada se você realizar o NACE, já que o resultado do teste permite saber se o bebê é menino ou menina.

O que acontece se a fração fetal não for suficiente?

A padronização de realização do teste NACE a partir da 10ª semana de gestação garante que a grande maioria das gestantes obtenham resultados conclusivos em seu teste genético. Quando o teste é realizado antes ou em situações onde a fração fetal é menor de 4% pode ser necessário repetir a coleta para uma nova análise.

Condições que podem reduzir a fração fetal

Além de uma semana gestacional inferior ao recomendado, existem outros fatores que podem afetar a proporção de DNA fetal no sangue materno, são elas:

  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Tratamento de trombofilias

Caso você pretenda realizar o teste NACE e possui uma das condições citadas anteriormente, entre em contato com nossa equipe para receber orientação sobre como realizar o seu NIPT, evitando resultados inconclusivos.

Conte sempre com o aconselhamento genético para entender os resultados do seu teste genético. Na Igenomix esse serviço é gratuito para as análises realizadas conosco.

Amanda Shinzato, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

 

 

subir

Pin It on Pinterest