Como anunciar a gravidez?

7 December, 2016
como anunciar a gravidez

Se você acaba de descobrir que está grávida provavelmente está ansiosa para espalhar a notícia, começando pelo futuro pai e pessoas mais próximas, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre quando anunciar a gravidez para todos os conhecidos, para evitar falar do assunto enquanto ainda houver o mínimo risco da notícia não ser definitiva.

Hoje vamos dar dicas sobre maneiras originais de anunciar a gravidez e te ajudar a decidir quando é o melhor momento dizer para aqueles que não estão diretamente envolvidos com o futuro bebê 😉

Como contar a gravidez para o futuro pai?

Sem dúvida o primeiro a saber deve ser o pai e com ele você irá decidir como e quando dizer para seus filhos, caso já tenham, restante da família e amigos.

Algumas mulheres fazem o teste de gravidez junto com seus parceiros e neste caso descobrem ao mesmo tempo o resultado, mas se você fez o teste sozinha e está procurando uma forma especial para dar a notícia, temos algumas sugestões:

– Dê um presente relacionado com o bebê – Por exemplo uma chupeta ou outro acessório de bebê que caiba em uma caixinha. Coloque esta caixinha em um local estratégico que ele pode encontrar facilmente.

– Agregue na lista de compra algo relacionado com o bebê – Se vocês têm o costume de fazer uma lista de compra, adicione nela algum item relacionado ao bebê, como fraldas, por exemplo. Então, antes de sair para a compra, peça para ele ler a lista e conferir se falta algo. Será um choque e você estará ali para ver a reação!

– Faça um jantar romântico para anunciar – Tente esperar até a sobremesa, mas talvez ele possa desconfiar na hora que você recusar aquele vinho ou cerveja que vocês costumavam beber juntos.

Pesquisando no youtube, você pode encontrar muitos vídeos que foram feitos para registrar este momento que ficará para a história de vocês, que inclusive pode ser algo muito bonito para mostrar para seu bebê quando ele seja criança. O que acha?

Como contar para os filhos que terão um irmãozinho ou irmãzinha?

Normalmente os filhos ficam muito felizes com a notícia da gravidez. Dependendo da idade deles, isso também despertará muitas dúvidas sobre a origem dos bebês.

De todas formas é importante envolver os filhos anteriores nos assuntos relacionados ao futuro bebê e resgatar estes momentos sobre eles, por exemplo, mostrando fotos de quando eles eram bebês, pedindo opinião deles sobre coisas que sejam compradas, nomes para o futuro bebê, ou seja, mostrando que terão um papel importante para cuidar desse novo membro da família.

Quando anunciar a gravidez para família e amigos?

A confiança para contar sobre a gravidez para todos os conhecidos é uma decisão que o casal toma em momentos diferentes dependendo de quanto tempo demoraram para engravidar, se existiram casos de perdas gestacionais anteriores, ou se, pelo contrário a gravidez foi inesperada.

É comum que os casais esperem passar os primeiros 3 meses de gestação, onde os riscos de perdas são mais elevados, antes de anunciar a gravidez aos quatro ventos. Uma forma de ter tranquilidade sobre a saúde genética do bebê logo no começo da gestação é realizar o estudo do DNA Fetal através do teste pré-natal não invasivo (NACE), que pode ser feito a partir da décima semana. Este teste detecta o DNA do bebê circulante no sangue materno.

Os principais riscos de abortamento dos primeiros meses de gestação estão relacionados às alterações cromossômicas no feto, por isso, ao realizar o teste NACE, o casal estará mais tranquilo sobre a segurança do bebê e também terá descartado outros riscos de doenças cromossômicas, como a Síndrome de Down, Síndrome de Edwards ou Síndrome de Patau, entre outras.

 

subir

Pin It on Pinterest