10 curiosidades da gravidez: Verdades e Mitos

curiosidades sobre a gravidez

Se estiver grávida, prepare-se para ouvir comentários intermináveis, afirmações e conselhos de amigos, outras mães e parentes. Além disso, o conteúdo baseado em curiosidades da gravidez é abundante na mídia e, ainda mais, na Internet.

Com toda essa informação recebida, fique atenta, pois embora parte do que se escuta por ai ser verdade e estar comprovado, há também uma infinidade de imprecisões, exageros e, até mesmo, falsas notícias.

A seguir, vamos analisar algumas curiosidades com relação à gravidez que são certas e compará-las a outras informações que, apesar de serem muito difundidas, não passam de mitos.

5 curiosidades muito reais sobre as grávidas

1. Seus pés crescem

É verdade. Devido ao aumento da flexibilidade dos ligamentos e ossos durante a gravidez, o pé pode aumentar em até um número. Se isso acontecer com você, pode ser que, quando tiver o bebê, seus pés retornem ao comprimento original, mas também é possível que fiquem com um tamanho maior para sempre.

2. A linha alba aparece

Outro fato. No quarto ou quinto mês de gravidez, é possível que apareça uma linha hiperpigmentada, de cor escura, que vai desde o umbigo até o púbis. Esse é um fenômeno relacionado ao aumento hormonal e desparece espontaneamente após o parto, em alguns meses.

3. Seu grau de miopia pode aumentar

Também por causa dos hormônios, é possível que você sofra uma ligeira perda de acuidade visual. É momentâneo e, eventualmente, tudo volta ao normal, mas a miopia pode tornar-se até mesmo uma dioptria.

Por esse motivo, caso esteja considerando realizar uma cirurgia refrativa, é melhor esperar um ano, até que o seu grau se estabilize.

4. O olfato e o paladar ficam hipersensíveis

Talvez você já tenha escutado que durante a gravidez se tornará mais sensível a determinados gostos e cheiros. Pode acreditar nisso. O motivo está novamente relacionado aos hormônios e se pensa que esse é um mecanismo de defesa do organismo para se proteger de substâncias que poderiam ser prejudiciais à mãe ou ao bebê. Essa hipersensibilidade pode ser um dos primeiros sintomas da gravidez.

5. Alguns órgãos mudam de posição ou até de tamanho

Parece um pouco estranho, mas é verdade. Durante a gravidez, alguns órgãos mudam de tamanho e posição para se adaptarem ao crescimento progressivo do útero, que é onde o feto está localizado. O coração aumenta de tamanho e gira em direção à parte superior, o estômago é colocado mais acima e à esquerda, os intestinos se movem em direção à parte superior e os rins se posicionam mais para cima e para trás.

5 Mitos da gravidez muito comuns

1. O formato da barriga indica o sexo do bebê

Costuma-se ouvir muito isso, mas é totalmente falso. O formato da barriga está relacionado ao tônus muscular, esquelético e uterino da mãe e à forma que o bebê adota dentro dela, mas não tem nada a ver com seu sexo ou qualquer outra característica.

2. Se a mãe tiver azia, o bebê nascerá com muito cabelo

Outro mito. Sentir azia é um dos inconvenientes típicos da gravidez e pode-se aliviar a sensação evitando comidas apimentas, pesadas e muito grandes. Contudo, a azia não está relacionada com as características físicas do bebê.

3. É necessário comer por duas pessoas

Embora seja verdade que suas necessidades nutricionais aumentam durante a gravidez e que se deve ter uma dieta saudável e equilibrada, não se trata de comer em excesso. Além disso, acrescentar mais quilos do que o recomendado durante a gravidez pode causar problemas de saúde à mãe e ao bebê.

4. Gestante não pode ter relações sexuais

Pode-se ter relações sexuais sem medo algum de que o bebê possa sofrer com isso, pois ele conta com uma barreira protetora tripla: o útero, o tampão mucoso e o líquido amniótico.

5. É proibido tingir o cabelo

Você pode tingir seu cabelo, embora deva tomar cuidado com os componentes do corante utilizado, verificando se não contêm acetato de chumbo, amônia e outros derivados de petróleo (a lei exige que essa informação apareça no rótulo do produto).

Lembre-se de que saber distinguir entre informações verdadeiras e falsas sobre curiosidades da gravidez é a melhor maneira de evitar dúvidas e internalizar afirmações imprecisas ou completamente erradas.

Procure sempre fontes confiáveis e, em caso de dúvidas, converse com o seu obstetra, ele é a pessoa ideal para esclarecer todos os mitos e fazer recomendações individualizadas ao seu caso.

 

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

subir

Pin It on Pinterest