Verdades sobre engordar 1kg ao mês durante a gravidez

26 March, 2018
quanto engordar durante a gravidez

Um dos mitos mais comuns entre as futuras mães é a ideia generalizada de que durante a gravidez a gestante deve engordar um quilo ao mês. Esta é uma forma simplificada de apresentar uma referência geral, mas a realidade não é bem assim.

O peso que cada gestante deve ganhar depende de vários fatores, como por exemplo o peso da mulher antes da gravidez, o índice de massa corporal (IMC), além de outras considerações ou presença de patologias como a diabetes.

Durante o pré-natal, o controle da alimentação e do peso são algumas das principais preocupações das gestantes. Por isso, para entender este processo começamos com algumas informações básicas:

Como é a distribuição do peso extra da gestante:

  • Bebê: entre 3Kg e 3,5Kg: dependendo de quando se dá à luz.
  • Líquido: uma parte grande do peso acumulado ao longo da gravidez corresponde aos fluídos. Entre o líquido amniótico, placenta, outros fluídos corporais e sangue adicional somamos entre 3,5Kg e 5,5Kg.

Como o IMC influi nos quilos que cada gestante deve engordar?

Baseado no IMC no momento do positivo (ou um pouco antes da gravidez), a quantidade de peso que você deve ganhar durante a gravidez:

IMC entre 18,5 y 24,9 = 11 kg, que se distribui entre aproximadamente 2kg durante o primeiro trimestre, 5 kg no segundo trimestre e no último trimestre entre 3 kg e 4 kg.

No caso de gravidez de gêmeos, por razões óbvias o aumento de peso será maior, estando ao redor de 16Kg e 24Kg.

Obesidade durante a gravidez

Quando a gestante inicia a gravidez já com sobrepeso ou obesidade, é muito importante seguir um acompanhamento nutricional personalizado durante o pré-natal, para balancear o controle do peso e a necessidade de nutrientes, pois ambos aspectos são importantes para a saúde do bebê e da mãe.

Vale lembrar que estar grávida e comer por dois é um mito! Você só precisa de 350 calorias a mais por dia durante o segundo trimestre e 450 calorias a mais durante o terceiro trimestre.

Como perder peso após o parto?

Após o nascimento do bebê muitas mães ficam preocupadas com perder peso rapidamente, porém este processo não é tão rápido quanto estamos acostumados a ver nos filmes. Foram muitos meses gradativamente ganhando peso durante a gestação, portanto, o natural será que você também precise de um certo tempo para perder os quilos extras.

Não existe mágica, a melhor receita é manter uma dieta saudável e realizar exercícios. Conte com o apoio de um nutricionista para manter uma alimentação equilibrada com os nutrientes que você precisa, pois com um bebê recém-nascido em casa, você precisa garantir sua saúde!

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest