4 massagens para gestantes

12 October, 2016 , ,
4 tipos de massagens para gestantes. Imagem de gestante recebendo massagem

Depois do primeiro trimestre de gestação, as massagens são uma ótima pedida e muito recomendáveis. Sabe por que? Além de aliviar as dores em várias partes do corpo provocadas pelo aumento do volume da barriga, será um momento de paz e conexão com você que vai fazer muito bem.

São várias as mudanças que o corpo da gestante experimenta durante a gravidez. O peso e volume da barriga influenciam também na postura, podendo ocasionar dores na lombar, incômodo na região da pelve e inflamação do nervo ciático, entre outros desconfortos que podem chegar a serem estressantes.

Pode acontecer que alguns desses inconvenientes não desapareçam após o nascimento do bebê, como por exemplo o aumento de peso, o estresse, problemas circulatórios e retenção de líquidos. Por isso cuidar-se para minimizá-los durante e depois da gestação é fundamental!

Por enquanto vamos cuidar para que durante a gestação você tenha momentos de alívio que eliminem ou ao menos reduzam os dissabores deste período que na sua maior parte é cheio de alegrias.

Qual é a melhor massagem para gestante?

Existem diversos tipos de massagens para as gestantes, o melhor estilo dependerá da necessidade particular de cada uma com relação aos objetivos terapêuticos e de relaxamento. Entre os tipos mais populares de massagens, selecionamos os seguintes:

1. Massagem terapêutica: costas sem contraturas

As dores nas costas que sofrem as gestantes podem ser aliviadas graças à massagem terapêutica.

Sofreu uma contratura muscular ou ciática? Então esse é o estilo de massagem ideal para você.

A inflamação no nervo ciático pode não apenas produzir uma dor intensa na região lombar, mas também pode chegar a afetar as pernas. A massagem terapêutica na região afetada ajudará a reduzir a tensão muscular e a dor.

2. Massagem circulatória: pernas, calcanhares e pés agradecem!

Ao longo da gestação, a retenção de líquidos e, como consequência, o inchaço dos pés e pernas ocorrem com frequência. Para melhorar esta situação a massagem circulatória é a mais indicada, pois ativa a circulação aliviando os sintomas.

A partir do quarto mês de gestação, você pode prevenir a retenção de líquidos graças à massagem circulatória.

O massagista especializado em massagens para gestantes dará uma atenção especial nos membros, principalmente inferiores, que é onde incide o maior peso e inchaço provocados pela má circulação durante a gravidez.

3. Massagem perineal: preparação para o parto

Entre todas as massagens para gestantes, esta é a ideal para praticar em casa, sozinha ou junto com o parceiro.

A massagem perineal ajuda a evitar a episiotomia, que é o corte do períneo durante o parto realizado quando é preciso facilitar a saída do bebê. Durante o terceiro trimestre da gestação, especialistas em fisioterapia obstetrícia recomendam alongamentos e massagens na zona perineal para preparar o corpo para o parto normal. É importante realizar estes exercícios 5 minutos todos os dias durante as últimas 6 semanas antes do parto.

Antes de fazer sozinha, recomendamos que consulte um fisioterapeuta ou uma doula para aprender a forma correta de praticar estes exercícios que irão facilitar seu parto.

4. Massagem relaxante: conexão corpo e mente

Durante a gestação muitas mulheres sentem ansiedade e estresse, razão pela qual uma massagem relaxante pode ajudar a lidar com as preocupações e inclusive fazer o estresse desaparecer. As massagens relaxantes normalmente são realizadas em um ambiente acolhedor e agradável que complementa a massagem e ajuda a futura mãe a desconectar-se dos problemas.

Existem variações de massagens relaxantes aplicadas em todo o corpo ou em zonas específicas como cabeça, mãos e pés.

As massagens relaxantes nos pés das gestantes ajudam a reduzir a tensão, cansaço e inclusive o inchaço. Mas uma massagem relaxante no corpo inteiro vai te deixar renovada!

As mãos treinadas dos massagistas fazem verdadeiros milagres em matéria de aliviar tensões localizadas em todos os pontos que mais afetam a gestante como as costas, lombar e cervical. Ativar a circulação, relaxar pernas, braços e em resumo, aliviar os efeitos que estão desequilibrando o funcionamento normal do corpo.

Para aquelas que querem obter benefícios estéticos através das massagens, também existem opções de tratamentos para gestantes contra estrias e celulites.

Benefícios da massagem para gestantes e conselhos para sentir-se bem

As massagens especialmente adaptadas para gestantes apresentam vários benefícios:

– Alívio de tensões

– Redução de dores de cabeça

– Combate à insônia

– Redução de dores musculares e nas articulações

– Equilíbrio do sistema nervoso

– Ajuda na melhora da digestão

– Preparação para a parto

Os benefícios não terminam apenas com a massagem em si, já que os óleos e cremes utilizados hidratam e podem intensificar determinados resultados dependendo dos seus componentes, como por exemplo relaxar ou ativar a circulação.

E se ainda estiver na dúvida sobre procurar um massagista, pode ter certeza que você também se sentirá melhor psicologicamente e emocionalmente. E se está decidida, leia nossos últimos conselhos antes de marcar sua massagem.

  • Antes de receber uma massagem, consulte seu obstetra para confirmar que é conveniente para o seu caso. Ninguém melhor que ele para avaliar algum eventual risco de circunstâncias associadas ao seu corpo e gestação.
  • Escolha bem seu massagista para evitar ser vítima de uma pessoa não profissionalizada. Isso garante sua segurança e eficácia da massagem.
  • Aproveite a consulta com o massagista para perguntar sobre hábitos saudáveis e correções de postura que podem ajudar a manter os benefícios da massagem e reduzir dores.
  • Pense na possibilidade de receber uma massagem pré-natal semanal durante o segundo trimestre e, se necessário, aumentar a periodicidade durante o último trimestre.
  • É recomendável não comer uma hora antes de realizar a massagem para gestantes. Também aconselhamos não tomar muito líquido para evitar ter que interromper a massagem para ir ao banheiro.

É importante sentir-se bem durante esta etapa tão especial da sua vida e evitar grandes preocupações, como por exemplo aquelas relacionadas à saúde do bebê. Você pode evitar a ansiedade e muitas dúvidas incorporando ao seu pré-natal exames que identificam aspectos que não eram possíveis antigamente, como descartar a Síndrome de Down e outras alterações cromossômicas no feto a partir da décima semana de gravidez.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest