Dor nas costas durante a gravidez

26 October, 2016
Dor nas costas durante a gravidez

A dor nas costas durante a gravidez é um dos sintomas que podem aparecer desde o início da gestação. Durante a gravidez, o crescimento do bebê no ventre materno altera o ponto de equilíbrio e a postura, o que normalmente tem como consequência a dor.

Na maioria dos casos, o incômodo surge a partir da 18ª semana e se intensifica a partir da 24ª semana, acompanhando o crescimento da barriga e aumento de peso. As massagens para gestantes, indicadas anteriormente neste blog vêm bem a calhar para melhorar a situação, mas também existem outras soluções que apresentamos para você hoje.

Tipos e causas de dor nas costas durante a gravidez

O tipo de dor, sua localização e intensidade variam de acordo com cada caso. Se a dor for aguda no cóccix ou na pélvis, ela pode chegar a impedir a gestante de realizar suas atividades cotidianas. Mas, o que causa tanta dor das costas durante a gestação?

Dor na parte baixa das costas

  1. Uma das causas evidentes é o aumento de peso, já que isso supõe mais trabalho para os músculos e mais pressão nas articulações. Por esta razão é normal que as dores sejam mais intensas ao final do dia, quando o corpo passou muitas horas fazendo um esforço extra de sustentação.
  2. A dor na lombar é provocada pelas alterações na curvatura da parte inferior da coluna para compensar o peso abdominal e manter o corpo estável. Quando o útero se expande, o centro de equilíbrio do corpo se desloca, o que pode chegar e fazer pressão no nervo ciático.
  3. Outra razão para as dores nas costas são as mudanças hormonais, que distendem os ligamentos e articulações que conectam os ossos pélvicos com a coluna vertebral. Isso provoca que você pode sentir mais dor ao caminhar e inclusive perder a estabilidade, além disso, pode impedir que você se sinta cômoda muito tempo em uma mesma posição.

Os tipos de dor na parte baixa das costas mais comuns são dores na lombar e dor pélvica.

Dor lombar durante a gravidez

A dor lombar durante a gestação afeta a região das vértebras da parte inferior das costas, mais ou menos na altura da cintura, mas também pode afetar as pernas. Estar em pé ou sentada por muito tempo pode fazer com que a dor piore.

Dor pélvica durante a gravidez

A dor pélvica costuma atingir a parte baixa dos músculos das nádegas. A dor pode surgir depois de caminhar, subir escadas, girar o corpo ou levantar objetos.

Durante a gestação, na medida em que o corpo vai mudando, é provável que você sinta estes incômodos. Também é possível sentir câimbras provocadas pela má postura adotada para manter o equilíbrio com o aumento da barriga.

Para prevenir e aliviar a dor nas costas durante a gravidez, o ideal é começar a cuidar das costas e postura antes mesmo de começar as dores, ou seja, durante o primeiro trimestre da gestação.

Como aliviar a dor nas costas durante a gravidez?

Quando a dor nas costas é muito intensa e está interferindo na sua rotina, é importante consultar um especialista, talvez você precise de algum tratamento, fisioterapia ou inclusive medicação.

Anote alguns conselhos para tentar evitar e aliviar as dores nas costas:

  1. Manter a postura correta

Não é tão simples durante a gestação quanto é em outras condições. Para evitar as dores nas costas neste período, você precisa manter o quadril ligeiramente para frente, as costas reta e a cabeça erguida. Evite caminhar empurrando a barriga para frente e arqueando as costas, que acaba sendo a postura instintiva das gestantes.

Quando estiver parada em pé, é importante distribuir o peso do corpo entre as duas pernas. Se for ficar muito tempo em pé, tente ao menos apoiar-se em um banco para aliviar a tensão nas costas.

Se ao contrário, você estiver muito tempo sentada, é importante manter as costas apoiadas no respaldo cadeira ou poltrona e os pés apoiados no chão. Se não alcançar o chão é recomendável utilizar um apoio para os pés.

Se tiver que agachar em algum momento, flexione os joelhos com uma perna na frente da outra e mantenha a postura reta. Isso você com certeza já sabe, mas vale a pena lembrar que não é recomendável carregar peso.

  1. Roupa e sapatos confortáveis

Para evitar a tensão dos músculos e pressão na cintura, é recomendável utilizar sapados de salto baixo que proporcionem um bom apoio para os pés.

As calças de gestantes que possuem um elástico de sustentação especialmente desenhado para resta situação ajudam a sustentar o peso extra da sua barriga. Também existem as faixas de apoio abdominal para gestantes, que foram desenvolvidas para prevenir a dor nas costas, por isso, se sentir que a dor está incomodando muito, compre uma.

  1. Faço exercício ou não?

Se você gosta de praticar exercícios como yoga, pilates ou outra variação de baixa intensidade, isso pode te ajudar a fortalecer as costas, melhorar a postura, fortalecer os músculos abdominais e inclusive aliviar as dores. Consulte seu obstetra para saber se sua gestação tem alguma restrição de exercícios antes de iniciar qualquer atividade.

Caminhar também é uma ótima atividade para a gestação e ajudará a reduzir as dores nas costas.

  1. Massagens e truques

Conforme publicado antes neste blog, as massagens para gestantes são ótimas para aliviar as dores nas costas e também outros sintomas que interferem na sua disposição durante a gravidez.

Para aliviar dores, o tipo de massagem indicada é a terapêutica.

Para câimbra durante a gravidez, recomendamos um exercício em especial para praticar todos os dias. Ele ajudará a estimular a circulação, evitar o inchaço e reduzir as dores nas costas:

  • Deite com as costas para baixo, eleve um pouco a perna e desenhe círculos no ar com os pés.
  • Faça o mesmo, mas desta vez fazendo os círculos com a perna inteira, no lugar de apenas com os pés.

Uma receita que também ajuda a aliviar as dores nos rins é utilizar uma bolsa térmica. Faça a compressa com uma temperatura não muito alta, para evitar o calor em excesso.

  1. Posição correta para dormir

Antes de dormir, algo que vai ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gestação é deitar de barriga para cima e flexionar as pernas em direção da barriga, abraçando as pernas e, dessa forma alinhando a coluna.

Na hora de dormir, a postura recomendada é deitada para o lado esquerdo. Mas você também pode mudar um pouco a postura, evitando sempre dormir encima da barriga.

Se puder, é conveniente e agradável colocar um travesseiro entre as pernas. Isso ajuda a manter a coluna e dar mais apoio às costas.

Cuide-se durante a gestação e procure estar tranquila, algo que sempre é um bom conselho, mas durante a gravidez é ainda mais importante, porque você está fazendo isso pelo seu bem e do bebê também!

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest