Homem também precisa de ácido fólico para a fertilidade e saúde do bebê

7 March, 2017
ácido fólico para homens. Ilustração de espermatozoides caracterizados no momento de fecundação

O ácido fólico é uma vitamina do grupo B (vitamina B9) importante para a imunidade em geral e fundamental durante a gravidez. Quando a gravidez é planejada, o ácido fólico deve ser ingerido pela mulher a partir de 3 meses antes da gestação, pois este nutriente ajuda a garantir o correto desenvolvimento do tubo neural reduzindo o risco de malformações do sistema nervoso central.

Essa vitamina também é importante para a fertilidade masculina, pois reduz o risco de alterações cromossômicas nos espermatozoides, que podem causar problemas nos embriões dificultando a gravidez, pode também provocar o aborto espontâneo ou ainda ocasionar o nascimento de um bebê com alguma alteração cromossômica, como por exemplo a síndrome de Down.

O que são alterações cromossômicas?

As alterações cromossômicas são erros que normalmente ocorrem durante a divisão celular. Esses erros podem ser parciais (afetarem parte de um cromossomo), produzir um cromossomo a mais (trissomia) ou um cromossomo a menos (monossomia).

Alterações no cariótipo dos futuros pais podem aumentar o risco do desenvolvimento de malformações no embrião ou no feto, porém também é possível que as alterações cromossômicas ocorram de forma espontânea em pais jovens com cariótipos normais.

Vários estudos associam o resultado de baixa quantidade de espermatozoides no espermograma como um maior risco de alterações cromossômicas no espermatozoide. Nestes casos, o casal é indicado a realizar um estudo genético do embrião (PGS) para identificar os embriões cromossomicamente saudáveis para desta forma terem mais chances de sucesso da gravidez e prevenir o nascimento do bebê com alterações cromossômicas ou inclusive evitar o aborto espontâneo.

Qual é a quantidade de ácido fólico que preciso tomar?

Depende, existe uma recomendação exata no caso das gestantes que comentaremos a seguir. No entanto, no caso de homens e mulheres que querem manter sua fertilidade equilibrada, é preciso simplesmente evitar a falta desse nutriente, portanto, o ideal seria fazer um check up geral para identificar se há falta de ácido fólico antes de tomar este ou qualquer outro suplemento vitamínico.

No caso das gestantes ou futuras gestantes, a recomendação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) é o consumo de 400 microgramas de ácido fólico por dia pelo menos um mês antes de engravidar – de preferência 3 meses antes de engravidar – e ao longo do primeiro trimestre de gestação.

Como fortalecer os espermatozoides através da alimentação?

Além do ácido fólico, existem outros nutrientes importantes para a saúde dos espermatozoides. São eles:

Vitamina A: A falta dessa vitamina pode ocasionar a degeneração dos espermatozoides e queda de número de espermatozoides.

Vitamina C: Assim como o ácido fólico, a vitamina C é importante para melhorar a imunidade e ajuda a melhorar a qualidade do esperma.

Vitamina E: Conhecida por ser importante para a libido, a vitamina E contribui no processo de produção dos espermatozoides.

É possível detectar alterações cromossômicas no feto a partir da 10ª semana de gestação

Nas primeiras semanas de gestação é possível detectar de forma não invasiva a presença de alterações cromossômicas no feto estudando o DNA fetal presente no sangue materno. O teste NACE é o NIPT da Igenomix que possui uma alta fiabilidade para descartar a presença de doenças como a Síndrome de Down, Síndrome de Patau e Síndrome de Edwards, além de alterações ligadas aos cromossomos sexuais.

 

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest