Cicatriz de cesárea: como ter uma recuperação rápida?

Ela se tornou muito comum nos últimos anos entre as brasileiras, mas a cesariana ainda é uma cirurgia de médio porte. Dessa maneira, seu pós-operatório exige vários cuidados com a incisão no abdômen, por onde o bebê é retirado.

Para as gestantes que estão se preparando para o momento tão esperado do nascimento e irão passar por esse procedimento, listaremos as principais dicas para cuidar da cicatriz de cesárea e ter uma recuperação completa e mais rápida.

 

1 – Repouso é fundamental

Algumas horas após o nascimento do seu bebê, ainda no hospital, a enfermeira fará você levantar para tomar um banho e promover a circulação sanguínea no seu corpo. Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias.

Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé. Preocupe-se em cuidar apenas do bebê nessas primeiras semanas (que são muito importantes para você se recuperar bem) e, se possível, peça ajuda de algum familiar.

2 – Cuide da cicatriz de cesárea com atenção

Algumas mulheres já saem da maternidade sem pontos e outras precisam retirá-los depois de quinze dias. Nos dois casos é preciso limpar a região da cicatriz com cuidado, usando apenas água e sabão neutro, e manter o local bem seco.

Não utilize cremes na região e se tiver tendência a formação de queloides, avise seu médico para pedir cuidados especiais. Se você observar qualquer inchaço, vermelhidão, calor ou eliminar secreção pelo corte da cesariana, procure imediatamente seu médico obstetra.


nipt

3 – Respeite os limites do seu corpo

Algumas mulheres se sentem muito melhor usando cinta, que pode ser colocada cerca de 3 dias após a cirurgia, mas não é obrigatório. Os médicos aconselham que só após 15 dias a mãe retome atividades como dirigir e subir escadas normalmente. Lembre-se sempre de respeitar seu corpo e seu tempo.

Qualquer ação que causar dor deve ser interrompida imediatamente. Cada mulher é única, por isso preste atenção nos sinais que o seu corpo dá e não como o corpo de outras mães reagiu após a cesariana.

Se você pratica atividades físicas, pode fazer caminhadas quando seu bebê completar um mês. Agora, para fazer musculação ou exercícios abdominais, é aconselhável esperar entre 2 ou 3 meses. Mas lembre-se: se tiver qualquer dúvida, deve perguntar ao seu médico, sempre.

 

4 – Cuidado ao tomar sol

Evite tomar sol na região da cicatriz de cesárea por pelo menos 6 meses. Isso vai ajudar a manter sua pele com uma coloração uniforme. Outro lembrete importante: mesmo após os seis meses, sempre use filtro solar na região cicatrizada.

 

É possível eliminar a cicatriz de cesárea?

Se depois de completamente cicatrizada, a marca da cesárea incomodar você, é possível fazer tratamentos dermatológicos para removê-la. Técnicas com laser costumam melhorar muito a aparência da região, mas devem ser recomendadas e realizadas por um médico especialista.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest