Como identificar o sexo do bebê no primeiro morfológico de gravidez?

sexagem fetal igenomix

No primeiro ultrassom morfológico de gravidez, apesar da genitália fetal ainda não estar formada, existe a possibilidade de detectar o sexo do feto analisando o tubérculo genital, porém a confiabilidade desta análise é totalmente dependente do ultrassonografista, do equipamento e até mesmo da posição do feto no útero materno.

Apesar da maioria pensar que saber o sexo fetal é apenas algo ligado à curiosidade dos pais, em ocasiões existe uma necessidade clínica de fazer esta identificação o antes possível, como nos casos de história familiar de doenças ligadas ao cromossomo X, como hemofilia e distrofia muscular de Duchenne.

Por este motivo, existem algumas pesquisas clínicas para analisar o grau de confiança de uma detecção do sexo do bebê através do ultrassom morfológico do primeiro trimestre, que ocorre entre a 11ª a 13ª semana de gestação. Também existem métodos de maior confiança em comparação com a ultrassonografia para a realização da sexagem fetal que explicamos para você neste artigo.

O que é tubérculo genital fetal?

Durante o desenvolvimento fetal, o tubérculo genital é a estrutura de formação do órgão genital. Para descobrir o sexo do bebê analisando o tubérculo genital, o médico terá como referência o ângulo em que ele está posicionado.

Se for menina, o ângulo do clitóris varia de -20° a +20° da horizontal, e se for menino, este ângulo é maior que 30° e aumenta com o avançar da idade gestacional. Portanto, uma diferença muito sutil que apenas olhos bem treinados em equipamentos de última geração podem perceber.

tubérculo genital

Acurácia da identificação do sexo fetal no ultrassom morfológico de primeiro trimestre

Para avaliar a eficácia da identificação do sexo no ultrassom morfológico de primeiro trimestre, foi realizado um estudo em pacientes da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre os anos de 1998 e 2000. Como resultado, houve discordância entre o resultado da ultrassonografia e o sexo real de 16%, sendo que a acurácia também variou entre as semanas 11, 12 e 13, onde a taxa de acerto do sexo foi de 72%, 85% e 89% respectivamente.

No estudo realizado, foram excluídos os casos onde não foi possível visualizar o tubérculo genital, algo que pode acontecer dependendo da posição fetal.

Que teste que pode ser feito para detectar o sexo do bebê com maior confiança?

É possível identificar o sexo do bebê com mais de 99% de precisão com o teste NACE (NIPT). Esse teste genético de pré-natal tem como objetivo ir além da sexagem fetal a partir da décima semana de gravidez para analisar o risco do bebê para cromossomopatias e dessa forma, prevenir a realização desnecessária de um exame invasivo, como a amniocentese.

A vantagem do teste NACE em comparação à sexagem fetal é justamente sua capacidade de ir além de revelar o sexo, para proporcionar informação importante sobre a saúde do bebê, como por exemplo, em relação à Síndrome de Down e outras síndromes relacionadas a alterações cromossômicas, como a Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau, além de síndromes genéticas ligadas aos cromossomos sexuais.

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest