Como o pai se encaixa antes, durante e depois da gravidez?

11 April, 2017
pai com bebê nos braços exercendo paternidade

Não é preciso dizer que a chegada do bebê é vivida de forma diferente pela mãe e pelo pai. Biologicamente, após a fecundação do óvulo, a gestação pode desenvolver-se independente da mulher ter um parceiro, mas isso não significa que o papel do pai seja irrelevante neste período, pois estando presente ele pode contribuir muito para o acolhimento do bebê e também na organização da vida do casal nesta nova etapa.

Diferente da mãe, que está biologicamente ligada ao bebê durante seus nove meses de desenvolvimento e ao nascer continua tendo o laço biológico da amamentação, para o pai é mais difícil saber como encaixar-se nessa nova relação. Por isso, preparamos um post especial para falar sobre a paternidade antes durante e depois da gravidez. Leia até o final!

A paternidade por etapas

A paternidade começa no momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo, mas antes disso acontecer, o casal que deseja ter filhos deve preparar-se para proporcionar a melhor saúde para o futuro bebê. Neste sentido, cuidar dos hábitos e alimentação antes da concepção é muito importante, pois irá permitir que se produzam espermatozoides de melhor qualidade, que podem gerar bebês mais fortes e saudáveis.

Durante a gestação o papel do pai é diferente em cada etapa. Em alguns momentos o apoio que ele pode dar é puramente emocional e em outros casos, sua ajuda precisa ser mais ativa no âmbito físico e organizacional.

Para saber como atuar é fundamental a comunicação entre o casal, pois às vezes necessidades e inseguranças não são compartilhados, o que dificulta que o casal esteja em sintonia durante este período tão especial e cheio de emoções para ambos.

Planejando a gravidez

Antes de engravidar é muito importante manter os cuidados com a saúde dos futuros pais. Muitos casais se preocupam principalmente com a dieta materna, porém está comprovado que os hábitos e dieta do homem também exercem influência na saúde dos descendentes e inclusive é um parâmetro que pode influenciar nas chances de gravidez e riscos de aborto.

O ideal é antes de começar as tentativas de engravidar, fazer um check up geral da saúde e descartar riscos, por exemplo, associados às doenças genéticas e/ou hereditárias.

Se faz mais de um ano que o casal está tentando engravidar, é importante que juntos os dois consultem um especialista em reprodução humana, que poderá pedir exames mais específicos para identificar o que pode estar influenciando na fertilidade do casal.

Gestação

A partir do positivo do teste de gravidez, começa um período único na vida do casal. Serão nove meses muito especiais, cheio de mudanças e emoções. Durante a gravidez, para a saúde da gestante e do bebê é muito importante manter um estilo de vida saudável, o que pode ser mais fácil com o apoio do parceiro e inclusive, pode fazer surgir novos hábitos na família que serão favoráveis para apresentar um ambiente favorável para a criança.

Sair juntos para caminhar, fazer exercícios para manter a forma, manter os mesmos hábitos de alimentação saudáveis e claro, estarem juntos principalmente nos momentos mais importantes do pré-natal, irá unir o casal no projeto de família.

Tudo isso será benéfico para a mulher, que sentirá o apoio em um momento de mudanças físicas e hormonais que afetam as emoções e para o homem, que terá a chance de se sentir mais ativo na gestação. Alguns momentos que fortalecem a relação do casal com o bebê quando vividos juntos são:

  • Consultas médicas
  • Revisões
  • Ultrassonografias
  • Exames
  • Aulas de preparação ao parto, que são muito úteis porque ajudam a aprender e tirar dúvidas além de aprender sobre os cuidados com o bebê.

Enquanto o dia-a-dia da gestante é marcado por transformações no corpo e diferentes sensações, o pai precisa encontrar uma forma de viver o desenvolvimento do bebê por outros meios, como por exemplo, participando das consultas médicas. Outras atividades recomendadas para cultivar os laços paternos são:

  • Falar com o bebê
  • Sentir como se mexe tocando a barriga
  • Colocar música para o bebê
  • Chamar o bebê pelo seu nome
  • Preparar o quarto do bebê
  • Escolher a roupa e a bolsa para levar ao hospital no dia do parto

Parto e volta à casa

A presença do homem durante o parto pode ajudar a transmitir calma e tranquilidade para a mulher. Ele pode:

– Controlar os intervalos entre as contrações. Algo que é uma boa função para o futuro pai, já que permite estar totalmente integrado na reta final da gravidez através desta contagem regressiva.

– Na chegada ao hospital, o papel do pai, além do apoio emocional é também cuidar dos aspectos de papeladas para a internação, documentos e até mesmo ligações para avisar os membros da família mais próximos.

– Após o nascimento, será o pai quem acompanha o bebê para a realização das primeiras avaliações da saúde do bebê. Em alguns hospitais é possível inclusive que o pai seja o primeiro a dar o primeiro banho no bebê enquanto a mãe se recupera do parto.

Outras coisas que o pai pode fazer que vão proporcionar uma experiência mais intensa com o bebê ao mesmo tempo que ajudará a dar para a mãe o tempo descanso necessário no pós-parto são:

  • Controlar as visitas no hospital e em casa
  • Realizar as tarefas domésticas
  • Participar no cuidado com o bebê para o banho, vestir, trocar fraldas, etc.
subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest