Cuidados com o corpo para se preparar para gravidez

prepare seu corpo para gravidez

Você decidiu se tornar mãe! Essa é uma decisão muito importante para qualquer mulher, pois isso exigirá uma pausa na carreira, um preparo emocional para as mudanças físicas e hormonais que virão, além de demandar tempo e cuidados especiais com o corpo.

O planejamento garantirá que sua gestação seja muito mais tranquila e saudável. Por isso, separamos uma série de dicas para tratamentos médicos, cuidados com o corpo e mudanças alimentares que você precisa fazer mesmo antes de engravidar.

Consulte seu médico

Procure seu ginecologista para comunicar a sua decisão. Ele irá dar todas as orientações sobre parar a pílula anticoncepcional (se você faz uso), análise do período fértil e a ingestão do ácido fólico – que deve ser consumido diariamente, três meses antes da gravidez começar.

Além disto, você deve fazer uma série de exames ginecológicos, como o papanicolau e ultrassons, e avaliar se possui algum problema de saúde que pode gerar uma possível complicação na gravidez – como hipertensão arterial, diabetes, depressão, trombose ou lúpus.

Você também deve consultar o seu dentista. Como a gravidez favorece o aparecimento de cáries e outros problemas dentários, este é o momento ideal para tomar cuidados preventivos e fazer qualquer tratamento que exija uso de antibióticos ou anestesia.

Cuide do peso e da alimentação

Se você está acima ou abaixo do peso, é uma boa hora para mudar a dieta e atingir seu índice de massa corporal ideal (IMC). Ter este cuidado garantirá que você não precise ganhar muitos quilos durante a gravidez, nem precise realizar uma série de restrições para evitar a obesidade.

Mesmo estando no IMC ideal, cuidar da alimentação também é fundamental. Reduza o consumo de alimentos com gordura e frituras; corte o álcool, refrigerantes e o excesso de café.

Quanto mais saudável estiver seus hábitos alimentares neste período de preparação, mais fácil será manter um cardápio equilibrado na gravidez – o que é garantia de mais saúde para o seu bebê e mais conforto e bem-estar para você.

Sua pele também pode se preparar para a gravidez

Naturalmente, a pele e músculos do abdômen sofreram um estiramento durante a gestação, o que pode favorecer o aparecimento de estrias e da flacidez na barriga, por exemplo. Portanto, você também pode procurar um médico dermatologista para indicar cremes firmadores e preventivos.

A pele dos seios demanda um cuidado ainda mais especial. Procure por produtos específicos para a região, que além de evitar estrias ajudarão a preparar a pele para a amamentação, evitando rachaduras e ressecamento da região.

Lembre-se: quanto mais saudável você estiver nesse período prévio à gestação, melhor será sua experiência como gestante e recuperação pós-parto, garantindo momentos ainda mais especiais e agradáveis nos primeiros meses do seu bebê.

 

subir

Pin It on Pinterest