Eritroblastose fetal: Consequência da discordância de fator Rh materno-fetal

13 May, 2020
fator rh eritroblastose

A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), é causada devido a uma incompatibilidade entre o fator Rh entre a gestante e seu feto, que ocorre especificamente quando uma mãe possui fator Rh negativo e está gestando um bebê de fator Rh positivo.

Quando afetada pela eritroblastose fetal, essa condição leva à destruição dos glóbulos vermelhos fetais, o que ocorre geralmente na segunda gestação pois é quando a mulher Rh negativo já está sensibilizada, ou seja, teve contato prévio com o sangue do tipo Rh positivo do feto da gestação anterior durante o parto.

A sensibilização da mãe com relação ao fator Rh fetal também pode ocorrer por um aborto espontâneo anterior, amniocentese, descolamento prematuro da placenta ou transfusão de sangue.

 

Sintomas da doença

Os sintomas da eritroblastose fetal só podem ser notados após o nascimento do bebê, entre eles está a anemia, edema e icterícia (pele amarela) no recém-nascido. Porém, os exames pré-natais são essenciais para medidas preventivas. Se não tratada, essa condição pode trazer consequências graves como por exemplo, insuficiência cardíaca e hepática e danos cerebrais. Além disso, a doença pode provocar um aborto espontâneo, hidropisia fetal e, em casos mais raros, óbito fetal.

Como evitar a sensibilização do fator Rh materno-fetal?

O primeiro passo para prevenir a eritroblastose fetal é conhecer se existe um risco de incompatibilidade sanguínea do casal. Para tanto, é realizado um exame de tipagem sanguínea da mulher e seu parceiro, assim que a gestação for confirmada.

Durante o pré-natal são solicitados exames de sangue da paciente para o monitoramento. Para evitar que uma gestante com sangue Rh negativo desenvolva anticorpos frente aos glóbulos vermelhos do feto Rh positivo, ela recebe uma injeção de um preparado de imunoglobulina anti-D (Rh0) aproximadamente na 28ª semana de gestação e novamente 72 horas após o parto para evitar que a doença ocorra na próxima gravidez.

Diagnóstico e tratamento da eritroblastose fetal

O diagnóstico da eritroblastose fetal pode ser realizado no período gestacional, mas os sintomas são notados após o nascimento do bebê. Testes sorológicos e clínicos, quando realizados nos momentos adequados durante a gravidez, podem determinar, precisamente, o título do anticorpo na circulação materna, o potencial do anticorpo como causador da doença hemolítica e a gravidade da destruição dos glóbulos vermelhos.

Se o bebê nascer com a doença, a primeira medida terapêutica é realizar uma transfusão de sangue, que consiste em substituir o sangue do bebê por outro que seja Rh negativo. Este processo pode ser repetido por várias semanas, até que todos os anticorpos da mãe tenham sido eliminados da circulação do recém-nascido.

Em caso de dúvidas, conte com nosso assessoramento genético virtual, sem sair de casa.

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest