Coronavírus: 5 Dicas para planejar uma gravidez e nascimento de um bebê saudável

29 April, 2020
gravidez e coronavírus

O nascimento de um bebê certamente é um dos momentos mais marcantes da vida de uma pessoa, porém em geral os aspectos mais planejados antes de ter filhos são os relacionados ao econômico, sendo a saúde do bebê um ponto que muitas vezes recebe menos atenção do que deveria.

Um planejamento da gravidez realizado pelo casal pode, além de permitir uma gravidez saudável, prevenir doenças raras. Por isso, que tal utilizar este tempo de incertezas causadas pelo coronavírus para focar em planejar a chegada de um bebê saudável em casa?

Aqui preparei algumas dicas que certamente te ajudarão.

1. Esperar a pandemia passar para engravidar

Antes de mais nada, é importante entender que prevenir que a gravidez aconteça enquanto a pandemia do coronavírus existir se dá por 2 motivos.

Em primeiro lugar, porque não há certeza sobre o impacto do COVID-19 no desenvolvimento fetal e na saúde do recém-nascido. As poucas evidências até o momento, indicam que não há um risco, porém há poucos casos estudados e, portanto, não seria prudente arriscar.

Em segundo lugar, uma gestação é um período delicado e complicações podem acontecer, portanto, caso você precise de um atendimento em caráter de urgência, além de expor-se a um risco de contágio, dependendo de como evolua a pandemia no Brasil, o atendimento em saúde estará sobrecarregado.

2. Suplementação com Ácido Fólico

O ácido fólico, vitamina B9, ajuda a proteger a formação do tubo neural do futuro bebê. Na maioria das vezes as mulheres iniciam a suplementação ao tomarem conhecimento da gravidez, no entanto, o ideal seria que essa suplementação começasse 3 meses antes da gestação.

3. Teste de Compatibilidade Genética

Até 5% dos casais, sem saber, carregam variantes genéticas em genes em comum que podem aumentar o risco do nascimento de uma criança com uma doença rara. Quando existe algum grau de consanguinidade, como o casamento entre primos, 16% dos casais estão em perigo.

É possível identificar a probabilidade de muitas doenças raras através do teste de compatibilidade genética (CGT), que a partir de uma amostra de sangue do casal analisa a presença de variantes patogênicas em genes em comum relacionadas a doenças autossômicas recessivas, que podem ser transmitidas mesmo quando não há antecedentes da doença na família.

Quando existe um risco, através de um aconselhamento genético, é possível traçar estratégias de tratamento para o nascimento de um bebê saudável.

4. Cariótipo

Outro exame genético realizado a partir de uma amostra de sangue do casal é o Cariótipo, que analisa os cromossomos quanto a número e estrutura. No caso do cariótipo, diferente do CGT, quando uma alteração no exame de um dos membros do casal é identificada, isso pode significar um risco maior de abortamentos e síndromes genéticas, independentemente da idade do casal.

Portanto, um aconselhamento genético também seria fundamental para o planejamento dos próximos passos antes da gravidez.

A boa notícia é que os testes genéticos CGT e Cariótipo podem ser realizados sem sair de casa! Bem como o aconselhamento genético é uma conversa com um geneticista que pode ser realizada de forma virtual.

5. Quanto melhor a saúde do casal, mais saúde terá o futuro bebê

A chave para aumentar as chances de uma gestação saudável é a combinação de uma alimentação equilibrada, atividades físicas e noites bem dormidas. Os efeitos dessa tríade afetam desde a fertilidade do casal até a saúde dos gametas (óvulos e espermatozoides), incluindo o ambiente uterino.

Existem muitas dietas diferentes para cada corpo e cada necessidade, conte com um nutricionista.

 

Amanda Shinzato, Assessora Científica Igenomix.

 


Quem leu este post também se interessou por:

subir

Pin It on Pinterest