Evite o risco de gerar um bebê com doença rara realizando o teste CGT

Um em cada 100 bebês nasce com alguma doença rara e genética que pode causar a morte. Para diminuir esse número, a Igenomix desenvolveu o Teste de Compatibilidade Genética (CGT), um simples teste de DNA, prévio a gestação, que permite evitar doenças genéticas no seu bebê.

Segundo estudo publicado na “Fertility and Sterility”, uma das melhores revistas científicas na área de infertilidade, um em cada vinte casais em idade fértil compartilham uma mutação no mesmo gene, o que eleva o risco de gerar um filho com uma doença rara grave.

Medicina preventiva garante gestações saudáveis

Uma doença genética possui as seguintes características:

– São herdadas dos progenitores;

– Não podem ser curadas ou revertidas;

– Não podem ter seus sintomas aliviados com quase nenhum tipo de medicamento.

Por isso, a melhor maneira de evitá-las é por meio da medicina preventiva que possuem soluções como o CGT, que analisa o DNA do casal separadamente para descobrir qualquer alteração genética que eles possam ter e que, se combinadas, podem gerar filhos com uma doença rara.

 

Evite doenças genéticas raras em sua família

Estima-se que existem aproximadamente 7.000 doenças genéticas raras, a maioria delas com poucos estudos e causadoras de problemas ligados a malformações e mortalidade infantil.

Assim, os futuros pais que se submetem ao teste de Compatibilidade Genética (Carrier Genetic Teste, em inglês) descobrem se possuem qualquer gene alterado e evitam esse tipo de patologia nos seus herdeiros, evitando passar a diante uma doença hereditária.

Para casais que já possuem histórico de doença genética na família – como fibrose cística, atrofia muscular, hemofilia A, Síndrome do X frágil, talassemia, entre outras – o exame é ainda mais indicado, pois ajudará a evitar a propagação da mutação às próximas gerações.

 

O CGT também ajuda casais com problemas de fertilidade

“Atualmente, muitos casais com problemas de fertilidade estão buscando o CGT”, afirma o Dr. Julio Martin, autor do estudo e diretor do departamento de CGT da Igenomix. Isso acontece porque a infertilidade pode estar ligada a mutações genéticas que não permitem o desenvolvimento do embrião

Aplicado a casais em tratamento de reprodução assistida que optaram por doação de óvulos, esse teste genético permite combinar a informação genética da doadora com a do homem. Desta forma, se escolhe a doadora geneticamente compatível para o casal, visto que 85% das pessoas são portadoras de mutações recessivas, segundo a pesquisa publicada na “Fertility and Sterility”.

Milhares de Testes de Compatibilidade Genética foram realizados pela Igenomix com o objetivo de determinar o risco de ter um filho acometido por uma doença rara e genética.

No Brasil, o CGT vem está sendo utilizado por médicos geneticistas e em clínicas de reprodução assistida, voltado principalmente para casais consanguíneos e doadoras de óvulos e doadores de sêmen nos tratamentos de reprodução.

 

Referência de estudo:
Martín, J. et al. A Comprehensive Carrier Genetic Test Using Next-Generation DNA Sequencing in Infertile Couples Wishing to Conceive through Assisted Reproductive Technologies. Fertility and Sterility 2015; xx.
subir

Pin It on Pinterest