Exame pré-natal para quem está esperando filhos gêmeos

gravidez de gêmeos

A descoberta de uma gravidez é um momento mágico! Ser surpreendida com a gestação de gêmeos, então, emoção em dobro. No entanto essa situação exige cuidados específicos.

É preciso realizar exames de ultrassom com mais frequência, já que é uma das melhores opções para acompanhar: crescimento, quantidade de líquido amniótico e condição da placenta.

 

Como confirmar uma alteração cromossômica?

 

A gestação múltipla geralmente é detectada a partir da 8ª semana, via ultrassonografia. Durante esse exame é possível que seja levantada a suspeita de uma alteração cromossômica (como a Síndrome de Down) em um ou ambos os bebês.

Para confirmar esse quadro é preciso realizar um teste pré-natal específico. A alternativa mais recomendada pelos médicos obstetras costuma ser a Amniocentese. Contudo, esse exame é invasivo (uma agulha é usada para colher líquido amniótico presente na placenta), e pode acarretar alguns riscos para a mãe e os bebês, incluindo o aborto.

 

Teste Pré-Natal não Invasivo sem riscos para seus filhos gêmeos

 

A melhor alternativa à Amniocentese é o NIPT – teste pré-natal não invasivo, que é capaz de identificar diversas anomalias ligadas aos cromossomos em gestações gemelares ou únicas, sem oferecer qualquer tipo de risco.

O NIPT é realizado de maneira extremamente rápida e sem complicações: a partir de uma simples coleta de sangue da mãe, que não exige nenhuma preparação prévia. Assim, as amostras de DNA dos bebês gêmeos são analisadas e é possível verificar se as principais anomalias cromossômicas estão presentes.

 

Como o NIPT funciona?

 

O NIPT é indicado para gestações nas quais o bebê apresenta sinais de síndrome cromossômica, ou mesmo para mulheres que apenas desejam descartar essa suspeita. O DNA fetal do bebê é comparado com sequências de cromossomos saudáveis em busca de possíveis alterações.

Portanto, com esse teste seguro e não invasivo, é possível diagnosticar alterações nos cromossomos 21 (Síndrome de Down), 18 (Síndrome de Edwards), 13 (Síndrome de Patau) além de condições ligadas aos cromossomos sexuais X e Y. A partir desse primeiro exame, se algum resultado for positivo, é preciso estudar os próximos passos com o médico obstetra – que pode, inclusive, indicar um exame invasivo para confirmar o quadro.

subir

Pin It on Pinterest