Exames para descobrir uma gravidez de risco

gravidez de risco

 

O acompanhamento médico é uma das maneiras mais eficientes de descobrir uma gravidez de risco. Durante o pré-natal, é preciso realizar uma série de exames de sangue, urina, fezes e ultrassons. Assim, seguir as recomendações do obstetra é a maneira mais fácil de garantir seu bem-estar e a saúde do bebê.

Esses exames também ajudam a futura mamãe a se preparar, caso o bebê apresente alguma anomalia genética ou cromossômica. Nesses casos, são encontradas alterações no ultrassom morfológico (comumente realizado entre as semanas 11 e 14), que precisam ser confirmadas com um segundo teste – invasivo ou não.

Quais são as principais síndromes cromossômicas?

As principais síndromes cromossômicas que seu bebê pode desenvolver no útero são as trissomia dos cromossomos 21, 18 e 13 – responsáveis, respectivamente, pela Síndrome de Down, Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau. Alterações nos cromossomos sexuais também podem causar outras doenças – também associadas a má-formação de órgãos e baixo desenvolvimento cognitivo.

Apesar de estarem ligadas a idade materna avançada, todas as Síndromes citadas acontecem espontaneamente. Ou seja, o feto pode apresentar alguma dessas condições devido a uma falha na divisão celular – nada que os pais tenham feito durante a concepção ou nos primeiros meses da gravidez são responsáveis pelo quadro.

Como o NIPT (Teste pré-natal não invasivo) funciona?

Diferente da Amniocentese, que precisa de uma amostra do líquido amniótico, e da Biopsia do Vilo Corial, feita a partir de um fragmento da placenta, o teste NIPT é feito sem nenhuma espécie de coleta invasiva.

A partir de uma amostra do sangue da mãe – que não exige nenhum tipo de preparação ou jejum – o DNA do bebê é examinado e as principais Síndromes Cromossômicas procuradas, com um resultado 99,9% de precisão e sem nenhum risco para a gestação.

 

Eu posso confiar apenas no resultado do NIPT ou NACE?

O NIPT ou NACE – que é o exame correspondente oferecido pela IGENOMIX – tem uma alta precisão e sensibilidade. Contudo, quando esses exames apresentam resultados positivo para anomalia cromossômica, é indicado realizar um exame invasivo para confirmar o resultado.

Estima-se que os exames comuns de triagem detectem apenas 83% das anormalidades em gestações. Em contraponto, um exame não invasivo – como o NACE – reduz em 66% a necessidade de realizar outro exame (invasivo). Portanto, o teste é tanto necessário como altamente eficaz para todas as gestações.

Evite o exame invasivo durante uma gravidez de risco

Uma gravidez de risco – ou seja, quando é encontrada alguma alteração nos exames de pré-natal – exige muitos cuidados. Portanto, ao entender melhor como evitar um exame invasivo , é possível levar mais segurança e tranquilidade para a sua gestação, garantindo também um parto de sucesso.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest