Febre na gravidez: como tratar sem prejudicar o bebê

gravidez

É bem comum que a mulher fique doente e apresente febre na gravidez. Nessa situação, o que você faria? É comum que as gestantes tenham dúvidas sobre como agir, quais remédios tomar e se o problema pode afetar o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Por isso, criamos esse artigo. Apesar de não ser um sintoma de gravidez – como os enjoos matinais e a sonolência – a febre pode acontecer durante o período gestacional e é importante saber como agir quando isso ocorrer.

 

Febre na gravidez

 

Esse problema nada mais é que um mecanismo de defesa do seu corpo e acontece quando ele precisa combater bactérias e vírus. Ou seja, a febre é apenas uma resposta do seu corpo que indica algum problema de saúde, que deve ser investigado com exames e consulta médica.

Pode indicar, portanto, que a futura mãe está com início de uma infecção ou problema viral, como a gripe. Isso é absolutamente normal, já que, durante a gestação, a mulher fica com o sistema imunológico sobrecarregado.

 

A febre na gravidez pode afetar o meu bebê?

 

A resposta para essa pergunta é: não. A febre não afeta a saúde ou o desenvolvimento do seu bebê. Mesmo assim, é preciso dar atenção às causas desse problema, pois ele pode gerar algum risco à sua gestação, se não tratado.

É importante não tomar remédios comuns para a febre. Lembre-se que vários medicamentos são contraindicados às grávidas e, por isso, você pode usar formas naturais de reduzir o estado febril, mas nunca remédios sem prescrição.

Essas orientações são válidas desde que a temperatura corporal não esteja muito alta. Nesse caso, é importante procurar orientação médica.

 

Tratamento da febre durante a gravidez

 

Os métodos naturais mais recomendados para tratar a febre durante a gravidez são:

– Banho com água na temperatura ambiente (fria, mas não gelada).

– Livrar-se do excesso de roupas que pode causar aumento da temperatura corporal.

– Beber muita água para se manter hidratada.

– Descansar e relaxar, mesmo após a diminuição da febre.

Nenhuma automedicação é indicada durante a gravidez. Por isso, antes de sair dos métodos naturais e optar por algum remédio, converse com seu obstetra. Lembre-se que até remédios como o paracetamol podem trazer problemas respiratórios para o bebê após o nascimento, se ingerido em excesso ou sem prescrição médica.

 

Quando a febre deve levar você ao médico imediatamente

 

– Febre acima dos 38 graus.

– Quando não estiver associada a uma gripe ou resfriado leve.

– Acompanhada por vômitos, diarreia, dor de cabeça, cólica abdominal ou perda do líquido amniótico.

– Quando estiver acompanhada por dor ao urinar.

Em qualquer um dos casos acima, você não deve tentar reduzir a febre em casa, mas sim, ir ao hospital. Lá você fará exames específicos para descobrir qual é a causa da febre e, se necessário, iniciar o tratamento adequado.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest