Medir a glicose durante a gravidez para prevenir a diabetes gestacional

teste de glicose para diabetes gestacional

O exame de glicose durante a gravidez é um teste realizado por todas as gestantes para identificar uma eventual diabetes gestacional. Este teste simples e sem efeitos colaterais é fundamental para controlar a saúde da mãe e do bebê.

Por que é importante o teste de glicose na gravidez?

A diabetes gestacional é uma complicação relativamente frequente durante a gestação devido ao aumento de substâncias como o cortisol e a prolactina, entre outras. Estas substâncias neutralizam a produção de insulina provocando um aumento dos níveis de glicose no sangue e gerando a diabetes durante a gestação.

Apesar de ser algo temporário, 17% dos casos de diabetes gestacional podem gerar uma Diabetes Mellitus.

A diabetes gestacional está ligada a um maior risco de parto por Cesária, hipertensão e pré-eclâmpsia, bem como o excesso de líquido amniótico poder desencadear a ruptura da bolsa provocando um parto prematuro. Esta condição também pode provocar o crescimento excessivo do feto e por consequência, o rompimento do períneo.

O teste de glicemia é muito importante para identificar de forma precoce e controlar o nível de glicose da gestante, evitando assim complicações de saúde.

Quem deve fazer o exame?

Todas as gestantes devem fazer o teste da glicose entre as semanas 24 e 27 de gestação.

Quando existem fatores de risco, o teste deve ser realizado antes, ao longo do primeiro trimestre de gestação. São eles:

  • Idade avançada (acima dos 35 anos)
  • Obesidade
  • Diabetes gestacional em gravidez anterior
  • Gravidez de gêmeos ou múltipla
  • Nascimento de filhos anteriores com macrossomia (nascidos muito grandes com mais de 4,5kg)
  • Diabetes Mellitus em familiares de primeiro grau

Em que consiste o exame

O objetivo do exame é medir a capacidade o organismo de metabolizar a glicose. Para esta medição, a gestante ingere um xarope açucarado com 50 gramas de glicose e uma hora mais tarde, realiza a coleta do sangue para a análise.

Em condições normais, os níveis de glicose atingem seu máximo em uma hora e depois começam a reduzir. Se os níveis de glicose após uma hora são superiores a 140 mg/dl, o resultado do teste é positivo e é necessária a confirmação dos resultados com uma segunda análise

Para a segunda análise é realizada uma coleta de sangue em jejum para identificar o nível basal de glicemia e depois, a gestante ingere o xarope de com 75-100 gr. de glicose para uma nova coleta em 1, 2 e 3 horas após a ingestão.

Os índices devem estar ao redor de 95 mg/dl em jejum, menos de 180 mg/dl uma hora depois de ingerir o xarope, menos de 155 mg/dl 2 horas mais tarde e menos de 140 mg/dl após 3 horas. Caso dois ou três valores determinados estão acima dos limites, a diabetes gestacional é confirmada.

Existem efeitos secundários para o teste de glicose?

O teste de glicose não apresenta efeitos secundários, apesar de que é possível que algumas pessoas sintam enjoo após ingerir o xarope. Em caso de vômito, é necessário repetir o teste outro dia.

Com relação à coleta de sangue, não há sintomas nem efeitos secundários.

O que acontece se eu tiver diabetes gestacional?

Em caso da confirmação de um quadro de diabetes gestacional, o médico vai encaminhar a gestante a fazer acompanhamento com um especialista. Alguns especialistas podem solicitar a repetição do teste entre 6 a 8 semanas para confirmar o controle glicêmico.

Geralmente, após a gestação o quadro de diabetes desaparece e somente a minoria de casos se tornam crônicos.

Outro teste importante e sem risco

Poucas pessoas sabem que durante o primeiro trimestre de gestação – a partir da semana 10 – é possível realizar o teste pré-natal não invasivo (NIPT) NACE para confirmar a saúde cromossômica do bebê para síndromes cromossômicas como a Síndrome de Down, por exemplo. O teste permite também confirmar o sexo do bebê.

Através do teste NACE é possível prevenir a realização desnecessária da amniocentese, que será indicada no caso de um resultado positivo no teste NACE.

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest