Gravidez após aborto: 5 dicas para combater o medo da recorrência

14 December, 2020 ,
casal feliz com um teste de gravidez na mão

Após passar por um aborto espontâneo, é muito difícil não sentir o medo de sofrer uma nova perda. Especialmente quando não houve uma resposta clara sobre a causa do abortamento.

Para saber mais sobre as chances de um aborto acontecer novamente acesse o post que publicamos anteriormente nesse blog, pois hoje, vamos a focar nas dicas para preparar-se para uma gravidez após aborto e transformar o medo da repetição em esperança durante o pré-natal.

Confira as dicas!

1- Sempre que possível, analise o material do aborto

Tomar decisões sobre a análise do material do aborto diante de uma perda gestacional pode ser duro, porém este tipo de análise direta do material fetal é a via com maior probabilidade de proporcionar respostas sobre fatores que afetaram o feto, mesmo estando a gestante saudável.

A principal causa de aborto de primeiro trimestre são as alterações cromossômicas no embrião. Esta é a razão de mais de 60% das perdas que ocorrem antes da 12ª semana de gestação. Geralmente elas ocorrem de forma espontânea e seu risco de ocorrência aumenta com a idade materna.

2 – Viva o luto da perda

Muitas vezes após passar por um aborto, a ansiedade de começar a tentar engravidar novamente é grande, no entanto é importante viver o luto da perda sofrida antes de partir para o bebê arco-íris. Para te ajudar a entender e viver esse luto, acesse a entrevista com a psicóloga Sandra Moura, no podcast Nós Tentantes, projeto de vida.

3 – Faça uma avaliação da saúde do casal antes de tentar novamente

Antes de engravidar, todas as pessoas deveriam fazer um check up médico que poderia identificar questões que podem ser tratadas antes da gravidez.

Casais que sejam consanguíneos ou tenham histórico de doenças hereditárias na família podem além da revisão geral da saúde, realizar um aconselhamento genético para avaliar o risco genético de doenças raras, tomar decisões informadas e/ou medidas para prevenir os eventuais riscos.

4 – Cuide da alimentação e hábitos

Um estilo de vida saudável é sempre benéfico para a saúde física e emocional. Se estiver acima do peso, procure perder peso antes de começar as tentativas da próxima gravidez. Estando gestante, não faça dietas por conta própria, siga rigorosamente as instruções personalizadas ao seu caso e recomendadas pelo seu médico e nutricionista.

5 – Tenha uma gestação mais tranquila com um pré-natal completo

Gravidez exige cuidados extras e um pré-natal completo. O acompanhamento irá combater o medo de imprevistos. Por exemplo, a partir da 10ª semana de gestação é possível analisar a saúde cromossômica do feto através do teste genético NIPT (NACE), um exame que rastreia o risco para aneuploidias , descartando a preocupação sobre o principal fator de perdas gestacionais do primeiro trimestre. Com o NIPT/NACE é possível rastrear o risco para as Síndromes de Down, Edwards e Patau e saber o sexo do bebê pois os cromossomos sexuais são avaliados.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o teste NACE e esclareça suas dúvidas com o apoio do aconselhamento genético.

 

Amanda Shinzato, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest