Medicamentos durante a gravidez

Imagem de gestante com remédios na mão

Tomar remédios durante a gravidez pode afetar a saúde do bebê, pois a maioria dos medicamentos irá atravessar a placenta e, portanto, as substâncias químicas podem atingir o feto e prejudicar seu desenvolvimento. Porém, por mais que a gestante tome precauções, às vezes é inevitável ficar doente. Inclusive um simples resfriado, que em qualquer outro momento não teria muita importância, durante a gestação é um motivo de preocupação, principalmente se acompanhado de febre.

Apesar de mães saberem que adoecer levemente não é um motivo de alarde, todas sentirão insegurança na hora de ingerir uma medicação que normalmente tomaria para recuperar a saúde. Sentir esta preocupação é natural e servirá para manter o bebê seguro, por isso não ignore esse instinto! Nunca tome medicações antes de consultar seu médico.

Como regra geral, evite qualquer tipo de medicação durante a gravidez, seja de origem farmacêutica, homeopática e inclusive natural. As exceções serão prescritas pelo seu médico, que acompanhando seu histórico e conhecendo suas necessidades, fará a indicação personalizada ao seu caso.

Tomar medicamentos sem prescrição e dosagem adequada pode produzir anomalias ou malformações congênitas no feto.

Medicamentos durante a gestação: Posso tomar?

Como comentado, o melhor é evitar qualquer tipo de medicamento durante a gravidez, porém é preciso considerar que quando sentir que você não está bem, precisará fazer o tratamento que o seu médico recomende para obter a cura e não afetar o bebê.

Acontece em ocasiões, que a preocupação em torno a não tomar qualquer medicação leva a gestante a ignorar as instruções médicas, algo que você não deve fazer, porque uma doença não tratada adequadamente pode afetar o bebê.

Qual é a etapa da gravidez onde é mais arriscado tomar remédios?

O primeiro trimestre da gestação é o período mais delicado, pois é o momento em que o feto está mais sensível às substâncias químicas recebidas. Durante o primeiro trimestre da gravidez o bebê está formando todos seus órgãos, sendo que certos medicamentos podem afetar o desenvolvimento dos mesmos. Portanto, se ao consultar o médico ele não recomendar tomar nenhuma medicação, você deverá seguir este conselho.

É importante saber que o primeiro trimestre da gestação é o que mais perigo representa, porém, o risco não desaparece completamente nos meses posteriores. O processo de desenvolvimento do bebê engloba de 38 a 42 semanas de gestação, e apesar do risco diminuir, durante toda a gravidez é preciso evitar ingerir substâncias que podem ser nocivas para o bebê.

Existem remédios seguros durante a gestação?

Foram realizados muitos estudos sobre a segurança dos remédios durante a gestação, destacamos o estudo da organização dos Estados Unidos Food and Drug Administration, que agrupou categorias para os riscos de diferentes medicamentos:

Medicamentos tipo A

Totalmente seguros durante a gestação. Foram provados em gestantes não ocasionando nenhum risco para o bebê:

  • Ácido ascórbico
  • Cálcio, exceto Acetato
  • Ácido Fólico
  • Ferro (II)
  • Potássio

Medicamentos tipo B

Podem ser tomados com certa precaução. Estas medicações foram provadas em animais sem demonstrar efeitos secundários e alguns estudos foram realizados em gestantes sem identificar efeitos adversos:

  • Certos antibióticos, como a amoxicilina
  • Ondansetron, para náuseas
  • Metaformina, para a diabetes
  • Alguns tipos de insulina

Medicamentos tipo C

Os medicamentos desta categoria devem ser evitados, já que não existem estudos suficientes que garantam sua segurança. Quando necessário, devem ser administrados em situações pontuais onde o médico irá ponderar o benefício do seu uso com relação ao risco que podem ocasionar ao bebê:

  • Fluconazole, para infecções por cândida
  • Albuterol, para asma
  • Sertaline o Fluoxetina, para a depressão

Medicamentos tipo D

Estes medicamentos devem ser evitados porque existem estudos que demonstram que podem ocasionar malformação no feto. A gestante deve tomar este tipo de medicamento em raras exceções indicadas pelo médico:

  • Paroxetina, para a depressão
  • Litio, para o transtorno bipolar
  • Fenitoína, para convulsões epiléticas
  • Certos tipos de quimioterapia

Medicamentos tipo X

Estes medicamentos têm efeitos negativos nocivos para o bebê. Estudos em seres humanos e animais demonstraram que sua utilização prejudica de tal forma o feto que não há situação em que o risco vale a pena. Portanto, em nenhuma etapa da gravidez devem ser administrados:

  • Isotretinoína, para acne cística
  • Talidomida

Como confirmar que o bebê está bem?

Preocupar-se com os medicamentos que podem afetar o feto é apenas uma das questões relacionadas com a saúde do bebê que está em desenvolvimento durante a gestação. Para garantir uma gestação tranquila e segura, o acompanhamento pré-natal é fundamental.

Os futuros pais também costumam sentir ansiedade até confirmar que o bebê está fora dos riscos de doenças como a síndrome de Down, a síndrome de Patau ou a síndrome de Edwards. Por isso, existe um aumento da busca de testes de fração do DNA fetal no sangue materno, como é o teste pré-natal não invasivo (NIPT), que realiza o estudo de sexagem fetal mais alterações cromossômicas, para comprovar a saúde do bebê com relação às alterações cromossômicas que podem causar anomalias genéticas, além de identificar o sexo do bebê a partir da 10ª semana de gestação.

O teste pré-natal não invasivo NACE, diferente da amniocentese, pode ser realizado em todas as gestantes, inclusive aquelas que estão fora do grupo de risco, já que é um diagnóstico feito a partir de uma simples amostra de sangue da mãe.

Para mais informações sobre este pré-natal não invasivo da Igenomix (NACE e NACE plus), solicite o contato da nossa equipe de atendimento.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest