Seios na gravidez: Como são as mudanças?

7 February, 2017
seio da gestante

Entre as principais mudanças no corpo da mulher durante a gravidez, o seio é junto com a barriga as partes que passam pelas alterações mais visíveis e também mais esperadas. A gravidez além de preparar o bebê para nascer, está preparando a mãe para a amamentar, por isso você vai gostar de saber por que e quando cada mudança acontece.

Por que os seios mudam durante a gravidez?

Como a maioria das mudanças no corpo da futura mãe, a alteração hormonal é a principal causa. Os hormônios fazem com que o fluxo sanguíneo da gestante aumente. Ao longo da gestação você irá notar o aumento do tamanho do peito e também poderá sentir dores ocasionais.

Mais especificamente, a progesterona e os estrogênios são os responsáveis pela maioria das mudanças no seio. Estes hormônios são segregados pelo corpo lúteo dos ovários até que a placenta esteja pronta para se encarregar da produção que irá desenvolver as glândulas mamárias, preparando a futura mãe para amamentar.

Principais mudanças nos seios durante a gestação

Desde o começo da gravidez, os seios são uma das áreas que concentra os sintomas físicos mais evidentes. Muitas vezes, são estas mudanças os primeiros sinais que fazem com que a mulher desconfie que está grávida. Apesar de que os sintomas no início da gestação também podem ser facilmente confundidos com os sintomas pré-menstruais.

Nas primeiras semanas de gravidez é normal notar um aumento das mamas que pode exigir a troca de sutiãs para modelos até 2 números maiores. A razão do aumento do volume é a estimulação das glândulas mamárias que irão produzir o leite materno, que estão começando a se preparar para sua futura função.

Durante o segundo trimestre de gestação o crescimento continua, porém de forma mais lenta e se estabilizando. Os incômodos e sensação de pele esticada irão diminuir e até desaparecerem. Por outro lado, a pressão sanguínea aumenta, razão pela qual você começará a notar umas veias azuladas nos seios, o que é perfeitamente normal durante a gravidez.

Ao chegar no último trimestre da gestação o corpo continua mudando e os seios continuam crescendo lentamente. Nesta fase é possível que apareça o colostro.

Dores no seio durante a gravidez

Como dito, no começo da gravidez você pode notar certo incômodo e sensibilidade nos seios. Estes sintomas são iguais aos que você possivelmente possa ter sentido alguma vez antes de menstruar e um dos primeiros sintomas da gravidez.

Na medida em que os seios aumentam de tamanho, outro sintoma típico é a sensação de pele esticada, que você pode sentir ao mesmo tempo que a sensibilidade fica ainda mais latente.

Durante o último trimestre ainda é provável que você continue sentindo a sensibilidade, que pode ser mais forte se os peitos aumentaram muito de tamanho.

Estrias nos seios

Uma consequência bastante temida pelas mulheres é o surgimento de estrias, que podem aparecer nos seios e também em outras partes do corpo em qualquer momento da gravidez, mas são mais comuns durante o último trimestre.

As estrias costumam surgir devido à mudança brusca de tamanho que a pele precisa suportar, justamente como acontece com a barriga e com os seios. Para prevenir estrias a hidratação é fundamental, ela ajudará a dar elasticidade à pele durante estas mudanças.

No começo da gravidez é importante confirmar que o bebê está livre de síndromes genéticas

As primeiras mudanças no seio acontecem no começo da gravidez e são bastante perceptíveis, no entanto, as alterações genéticas não provocam sintomas e muitas vezes não são detectadas em exames como a translucência nucal, por isso, fazer um teste genético a partir da décima semana de gravidez, além de revelar o sexo do bebê, dará a segurança que não há alterações cromossômicas que podem provocar um aborto ou uma síndrome genética, como down, por exemplo.

 

subir

Pin It on Pinterest