Preparar o peito para a amamentação

30 April, 2019
preparar o bico do peito para amamentação

Como preparar o bico do peito para a amamentação? Isso é uma dúvida mega comum porque toda gestante escuta histórias assustadoras sobre a amamentação que acabam causando um pouco de medo de não conseguir amamentar o seu bebê.

Estou aqui para te tranquilizar porque, a não ser que você tenha alguma condição específica, como bico invertido ou outra complicação, o seu corpo naturalmente está se preparando para a amamentação.

A maioria dos especialistas acredita que uma gestante não precisa fazer nada para preparar-se para amamentar, pois os próprios hormônios da gravidez estão trabalhando nisso. Como consequência a região do seio está mais vascularizada, ou seja, um maior fluxo sanguíneo que está ajudando nesse processo de preparar você para a amamentação.

Eu acho que como mínimo existem dicas que podem ajudar a diminuir a insegurança com relação a esse momento e ajudar a estar preparada para amamentar quando este momento chegar. São elas:

  1. Passar protetor solar no seio e tentar tomar banho de sol. Evitando os horários de sol forte, sempre. Pode ser um banho de sol próximo à janela da sua casa, algo mais recolhido para sua privacidade, caso você não tenha um local externo livre dos olhares dos vezinhos. 10 minutos por dia durante 1 ou 2 meses é suficiente. O benefício do banho de sol é ajudar a sua pele a estar protegida de fissuras.

As fissuras no bico do seio podem acontecer e causar muita dor. Elas surgem principalmente dependendo da “pega do bebê”, se ao mamar ele pegar apenas a parte do bico e não toda a auréola, a sucção começa a pressionar o bico e provocar as fissuras.

  1. Não é indicado esfoliar, como passar toalha, bucha ou outras artimanhas que podem acabar machucando esta região que é muito sensível.
  2. Não passar hidratante corporal no bico do seio. Inclusive os hidratantes corporais de gestantes especialmente formulados para a prevenir estrias. Os hidratantes têm um efeito de afinar a pele, o que acaba aumentando a sensibilidade para fissuras durante a amamentação.

Tenho bico invertido, o que fazer para amamentar?

Existe uma concha que é vendida em farmácia e lojas próprias para bebê. Quando você coloca a concha ela ajuda o bico a sair. Esta concha é importante não para evitar a dor na amamentação, mas sim para conseguir amamentar! Sendo que as gestantes que estão com o bico normal, que escureceu e saiu, não precisam desse produto.

Quem fez redução mamária consegue amamentar?

Mulheres que fizeram cirurgia para reduzir o tamanho do seio podem conseguir ou não amamentar. Sua resposta você terá apenas na hora de amamentar mesmo. O risco de não conseguir amamentar geralmente é provocado pela necessidade de retirada do bico do seio para a cirurgia de redução, o que não garante que na hora de colocar o bico novamente todas as ligações existentes anteriormente foram restabelecidas.

Quem colocou silicone no peito consegue amamentar?

Normalmente sim, não há problema nenhum para amamentar no caso de ter colocado silicone no seio.

Como se preparar para a amamentação

A melhor forma de estar preparada para a amamentação é com informação. Se você está aqui, isso significa que você está no caminho certo! No meu canal do youtube eu tenho uma playlist completa com vários vídeos sobre amamentação. Quanto mais você souber, mais tranquila você estará sobre amamentar e também já estará informada de todos os possíveis problemas e como solucioná-los.

O momento ideal para o estímulo é após o parto. Muitos hospitais têm um protocolo para ajudar a mãe nesse momento. Normalmente o estímulo é mais fácil no parto natural ou normal, mas mesmo quem faz cesárea também pode ter este estímulo e amamentar normalmente.

Se após o parto não houve este cuidado ou a realização do estímulo não foi realizada, você ainda assim pode conseguir amamentar. Todos os hospitais contam com enfermeiras capacitadas para te ajudar nesse momento, por isso, pergunte e peça ajuda para elas, que vão te ajudar a aprender a posicionar o bebê, saber soltar a boca dele se ele fizer “a pega” errada, saber encaixar novamente.

Caso no hospital tudo parece bem e o problema começar quanto você estiver em casa, você ainda pode ter ajuda do seu pediatra ou enfermeiras que vão em casa para te ajudar.

Eu gosto muito de falar sobre amamentação, porque este foi um problema para mim. Por não ter aprendido bem no começo chorei bastante de dor até aprender a amamentar. Tive sangramento nos bicos do seio. Para curar as feridas, acabei utilizando a concha que comentei antes indicada para o bico invertido com uma pomada especial. Isso foi importante, porque quando usava o absorvente, ao retirá-lo ele levava a casquinha junto e a ferida abria novamente. Sofri bastante!

Na minha segunda gravidez, depois de ter aprendido e passado por problemas, eu consegui ter a segurança que tenho agora, por isso te entendo se você se sentir insegura. Não sofra em silêncio! Peça ajuda, não há vergonha nisso.

A sensação de amamentar é incrível e estabelece uma conexão sem igual com o bebê, que quando nasce enxerga apenas aproximadamente 25 cm, que é mais ou menos a distância que ele terá do seu rosto enquanto está mamando. Então aquele momento em que o bebê te observa enquanto mama não há como descrever, me emociono de lembrar.

Ansiedade durante a amamentação que leva muito tempo

Vou confessar, no começo, quando as mamadas duravam mais tempo como 25 minutos, 40 minutos, mais ou menos, eu ficava ansiosa pensando em tudo que tinha para fazer e não podia. Depois, me conscientizei que esse era um momento único entre eu e o meu bebê e que percebi que eu tinha que aproveitar melhor esta fase, afinal a amamentação, por mais prolongada que você decida manter, não vai durar para sempre e o seu bebê não vai caber sempre no seu colo.

Quer que eu te conte?

 

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


Quem leu este artigo também se interessou por:

 

subir

Pin It on Pinterest