12 coisas que você deve evitar na gravidez

16 April, 2019
evitar durante a gravidez

A gravidez não é doença mesmo! Mas isso não significa que está tudo liberado. Durante este período em que a mulher está gerando uma nova vida no seu ventre, é importante ter alguns cuidados para garantir a saúde do bebê e da mãe.

Aqui vou listar 12 coisas para você evitar na gravidez, mas antes de começar é importante lembrar que aqui estão apenas algumas das recomendações que eu selecionei, mas é fundamental você seguir as indicações do seu obstetra, que acompanhando o seu caso pode ter outras indicações personalizadas para você. Ele pode inclusive liberar algumas coisas que estão listadas aqui. Quem mais sabe é o seu obstetra, por isso o que ele disser está em primeiro lugar!

Com base na minha experiência e tudo que pesquiso sobre gravidez, minhas dicas são:

1 – Pare de usar salto alto: Não é que é proibido, conheço mães que passaram a gravidez inteira de salto alto sem problemas, mas também sei que a maioria das mães, como eu, ficam meio descoordenadas com o salto alto, e isso pode ser perigoso.

A razão principal de optar pelo sapato baixo é o equilíbrio, pois o centro de equilíbrio do corpo muda durante a gravidez na medida em que a barriga começa a crescer. Ou seja, o risco de desequilibrar e cair aumenta bastante. Eu mesma cheguei a cair quando estava grávida da Larissa!

Outro fator para utilizar sapatos baixos e mais confortáveis é a sua coluna. Durante a gravidez, o corpo produz um hormônio chamado relaxina, que relaxa os ligamentos e assim facilita o parto. No entanto, esse hormônio acaba deixando os ligamentos mais molinhos, por isso, o uso do salto pode acabar pressionando os nervos e aumentando as dores nas costas, que já são bastante comuns na gravidez.

2 – Evite roupas apertadas e se puder, utilize roupas para gestantes. As roupas inadequadas podem causar muito desconforto e você não precisa gastar muito dinheiro para ter roupas de gestantes, como normalmente elas são utilizadas por um curto espaço de tempo, você pode conseguir coisas legais em brechó, doação de outras gestantes que você conhece ou até mesmo fazer algumas adequações em roupas que você tem.

3 – Se tiver piercing no umbigo, durante a gravidez você vai ter que tirar. Se tiver piercing vaginal ou nos mamilos também é recomendável tirar, pois eles podem ser extremamente desconfortáveis nesse período em que o seu corpo está se preparando para o parto. Depois da gravidez e amamentação você pode colocar tudo novamente, mas durante o período de gestação, tanto por conforto quanto para evitar alguma infecção, é melhor não estar com esses acessórios.

4 – Posso pintar o cabelo na gravidez? A minha resposta para esta pergunta muito frequente é não. Principalmente pinturas com amônia. Apesar que os estudos dizem que o risco é muito pequeno para que as substâncias sejam tóxicas, eu particularmente não acho que vale a pena arriscar. Alguns obstetras vão dizer para você não tingir durante a gestação completa, outros vão dizer que tudo bem a partir do segundo trimestre, mas minha opinião é que qualquer risco, por menor que seja deve ser sempre evitado.

Para manter seus cabelos existem vários recursos alternativos como cosméticos, pinturas naturais, ou seja, você não precisa ficar insatisfeita com o seu cabelo. Existem muitas opções seguras.

5 – Não usar cosméticos anti-acne e anti-envelhecimento. Principalmente porque podem surgir acnes durante a gravidez você pode sentir a tentação de utilizar um creme para combater a oleosidade, mas você precisa resistir! Existem cremes que podem causar até malformação fetal, na dúvida, pergunte sempre para o seu obstetra ou até mesmo dermatologista.

6 – Não faça novas tatuagens durante a gestação por vários motivos:

1º A tinta vai entrar na sua corrente sanguínea e pode chegar até o bebê,

2º A sua cicatrização não é a mesma que a de uma mulher não gestante,

3º A sua pele pode reagir de uma forma não esperada,

4º Como sua pele está esticada ou ainda esticará, não é o melhor momento para ter uma tatuagem nova.

Durante a amamentação também você não pode se tatuar para evitar que as substâncias tóxicas da tinta sejam ingeridas pelo seu bebê.

7 – Não carregue peso. Nem sempre é totalmente possível, principalmente se for uma segunda gestação e você tem uma criança pequena em casa, mas você precisa evitar. Caso sua gestação seja de risco, você não pode mesmo fazer esforço!

Eu digo por experiência própria. Grávida da Larissa eu carreguei o Lucas no colo o tempo todo e o resultado foram dores terríveis nas costas, tive que tomar inclusive injeções para aguentar!

8 – Você sabia que o aumento da sua temperatura corporal pode chegar a prejudicar o seu bebê? Essa dica pouca gente sabe. Por isso, sauna e banho quente de imersão não são recomendáveis durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, mas de preferência evite durante toda a gravidez. Durante a amamentação; não tem problema.

9 – Automedicação jamais! Automedicar-se já é algo que não se deve fazer nunca, mas durante a gravidez isso é crítico, inclusive para aqueles remédios que você considera mais inofensivos e que podem ser comprados facilmente. Qualquer problema que tiver ou se faz uso de medicações de uso contínuo, consulte antes com o seu obstetra!

10 – Não coma alimentos crus fora de casa, pois você nunca tem certeza de como eles foram lavados e em casa, lave muito bem os alimentos crus antes de consumir. Você pode colocar de molho no vinagre, umas gotas de água sanitária ou produtos específicos para higienizar os alimentos. O importante é você procurar um método seguro.

11 – Coma carne bem passada. Nada de vermelhinho na carne, pois se você não teve toxoplasmose, através da carne malpassada você pode contrair esse parasita e se você já teve toxoplasmose, ainda existe o risco de salmonela, que é um risco para todas as gestantes. A salmonela pode te trazer uma desidratação muito grande, o que vai fazer mal para você e para o seu bebê.

12 – Reduza a quantidade de cafeína. Tome no máximo 3 cafés por dia, mas não mais que isso. E, se tomar 3 cafés, já não pode tomar Coca-Cola ou outra bebida que tenha cafeína, como o chá mate ou o chá preto. Não que refrigerantes sejam uma boa opção, né? Tente substituir por sucos naturais, se não conseguir, tome um pouco, mas não exagere!

Já que terminamos o tema com assuntos de alimentação, que tal baixar o guia de alimentação durante a gravidez?

ebook gratis alimentação e gravidez

 

Quer que eu te conte?

Acesse a versão em vídeo desse post:

 

Monica RomeiroSou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir

Pin It on Pinterest