Toxoplasmose durante a gravidez
Poucas gestantes não passam pelo medo de em algum momento da gravidez serem afetadas pela toxoplasmose. Como a toxoplasmose pode ser assintomática, durante a gravidez esta infecção pode passar desapercebida.
A única forma de ter certeza de estar livre do risco é fazer o teste realizado a partir de um exame de sangue que detecta esta infecção. O exame da toxoplasmose costuma ser solicitado como rotina durante o pré-natal.
O que é toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infecção provocada pelo protozoário toxoplasma gondii, que pode viver dentro das células dos seres humanos e de outros animais, especialmente nos gatos e nos animais de granja. A toxoplasmose é extremamente perigosa para o bebê.
O risco de uma gestante afetada por toxoplasmose contagiar o feto é de 40%, podendo ser superior dependendo do momento em que a futura mãe contrai a doença.
Durante o primeiro trimestre de gravidez é o momento em que a toxoplasmose pode ser mais perigosa e causar um maior ao bebê. Apesar das possibilidades de infecção aumentarem com a idade gestacional, a gravidade da infecção será menor.
A maioria dos bebês infectados pela toxoplasmose não apresentam sintomas, no entanto cerca de 80% sofre sequelas visuais ou neurológicas por conta da infecção durante a infância e adolescência. Se o toxoplasma atravessar a placenta e infectar o bebê, as consequências podem ser:
- Lesões no cérebro e nos olhos
- Perda de audição
- Problemas de aprendizagem
- Morte
Para evitar ser afetada pela toxoplasmose, siga os conselhos do seu ginecologista e as dicas que damos aqui.
Sintomas da toxoplasmose
Em muitas ocasiões a toxoplasmose não apresenta sintomas, e quando existem sintomas, normalmente eles costumam surgir em torno de uma ou duas semanas após o contágio. Esta doença pode afetar o cérebro, pulmão, coração, olhos e fígado do feto. Os sintomas imunitários da toxoplasmose podem incluir:
- Inflamação das glândulas linfáticas na cabeça e pescoço
- Dor de cabeça
- Febre
- Adoecimento leve semelhante a uma mononucleose
- Dor muscular
- Dor de garganta
Os sintomas da toxoplasmose em pessoas com o sistema imunitário debilitado podem incluir:
- Confusão
- Visão embaçada devido à inflamação na retina
- Convulsões
Diagnóstico da toxoplasmose
A Organização de Especialistas em Teratologia dos Estados Unidos (OTIS) recomenda evitar o consumo de carne crua e malpassada, ovo cru e leite que não esteja pasteurizado.
As gestantes devem usar luvas se forem fazer jardinagem e lavar muito bem as frutas e verduras, além de lavar as mãos depois de tocar carne crua, frutas, verduras ou terra. Jamais devem ter contato com fezes de gatos.
Os gatos que comem carne crua e roedores podem ser infectados e o protozoário viver em suas fezes em torno de duas semanas. Os ovos do toxoplasma podem sobreviver durante 18 meses.
Os Centros de Controle de Enfermidades de Atlanta, também nos Estados Unidos, recomendam:
- Peça para uma pessoa que não esteja doente nem grávida para trocar a areia do gato todos os dias. Caso não seja possível, utilize luvas para fazer esta tarefa diariamente. É importante não deixar acumular fezes de mais de um dia porque para que o protozoário presente nas fezes seja infeccioso, é preciso um ou mais dias depois de ter sido expelido. Mesmo utilizando luvas, lave bem as mãos com sabão após trocar a areia.
- Lavar a mão com água e sabão após ter contato com terra, areia, carne crua, frutas e verduras.
- Cozinhe bem a carne até que não tenha sangue e não experimente até que a mesma esteja totalmente cozida.
- Congele a carne vários dias antes de cozinhar o congelamento reduz bastante o risco de infecção.
- Lave bem as tábuas de cortar alimentos e as facas com água quente e sabão depois do uso.
- Evite beber água que não tenha sido filtrada.
Descarte a toxoplasmose da sua gravidez
A gravidez é muito mais tranquila sem dúvidas, por isso não deixe de fazer o exame que detecta a toxoplasmose, que será a única forma de ter certeza que você não foi afetada por esta infecção.
Outros problemas que não causam sintomas são as alterações cromossômicas no feto, como a síndrome de Down, síndrome de Patau e a síndrome Edwards. Para uma gestação tranquila, a partir da décima semana de gestação você pode fazer o teste pré-natal não invasivo (NIPT) NACE, que é seguro para a mãe e para o bebê.
Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.