Sintomas de gravidez: como descobrir se você está esperando um bebê
Seu período menstrual está atrasado? Você percebeu um aumento no tamanho e na sensibilidade dos seus seios? Está se sentindo sonolenta, cansada ou enjoada, principalmente pela manhã? Esses são sintomas de gravidez. Portanto, se a sua resposta a alguma dessas perguntas foi sim, você pode estar grávida!
Os sintomas de gravidez começam a aparecer já nas primeiras semanas após a fecundação. Eles são o sinal que o seu corpo está se preparando e se adaptando para o crescimento e as necessidades do bebê – causando essas primeiras alterações no corpo da gestante.
Os primeiros sintomas de gravidez
Atraso na menstruação: Esse é um dos principais, e mais evidentes sintomas de gravidez. Um pequeno atraso no período é comum e pode ocorrer devido ao estresse, nervosismo, ansiedade ou ao desequilíbrio hormonal. Entretanto, essa demora pode indicar que um bebê está a caminho para as mulheres que possuem um ciclo regular.
Aumento no volume dos seios: O seio da mulher também é umas das primeiras partes do corpo a mudar. As mulheres que apresentam essa alteração costumam notar um ligeiro inchaço nos seios, acompanhado do aumento de sensibilidade na região.
Cansaço sem motivo: Ele pode ser provocado por mudanças hormonais ocorridas durante a gestação – devido à dilatação das veias que causam a hipotensão e, consequentemente, a sensação de cansaço. Contudo, antes de creditar essa sonolência a uma possível gravidez, é preciso descobrir se ela não é reflexo de trabalho excessivo, estresse ou insônia.
Sangramentos: Uma pequena hemorragia vaginal pode ocorrer nas primeiras semanas de gestação. Trata-se de um fluxo sanguíneo muito leve em um período diferente da menstruação regular. Esse sintoma deve desaparecer rapidamente, caso contrário, a mulher deve procurar seu ginecologista ou obstetra.
Prisão de ventre: Para mulheres que não costumam sofrer com o intestino preso, esse problema pode ser uma indicação que houve a fecundação de um óvulo. Outros sintomas que devem ser observados são:
– Problemas gástricos;
– Alteração ou intensificação do olfato;
– Náuseas e vômitos.
Cada mulher tem uma experiência diferente
Os sintomas que uma mulher apresenta durante a gravidez são variados e nem sempre acometem todas as gestantes. Enquanto algumas sofrem com enjoos matutinos e frequentes ou sonolência, outras podem perceber os seios muitos mais sensíveis.
Contudo, na presença de um ou mais sinais listados acima, é importante procurar um médico. Apenas um exame específico (de urina ou sangue) pode confirmar o quadro com precisão. Em caso de um resultado positivo, procure um médico obstetra de confiança e inicie o seu pré-natal.
Como descobrir se sua gestação é de risco?
Uma das maneiras mais eficientes de descobrir se sua gestação é de risco é através do acompanhamento médico. Durante o pré-natal, é necessário realizar uma série de exames de triagem, que permitem acompanhar o desenvolvimento do bebê, o estado da placenta, a quantidade de líquido amniótico e outros fatores gestacionais importantes.
A partir desses testes também é possível detectar a presença de uma doença cromossômica – como a Síndrome de Down. Diagnosticar uma condição desse tipo precocemente auxilia toda a família a se preparar, além de entender a melhor maneira de cuidar da criança que vai nascer.
Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.