Banco de óvulos testado com CGT reduz nascimento de bebês com doença genética

Igenomix-Banco-de-óvulos-Testado

 

O Banco de óvulos americano The World Egg Bank Inc. anunciou o desenvolvimento do primeiro banco testado com o Teste de Compatibilidade Genética (CGT), da Igenomix. A parceria reduzirá o número de crianças, nascidas a partir da doação de óvulos, com doença genética.

O CGT é um exame avançado que, a partir da tecnologia NGS (sequenciamento de nova geração), é capaz de identificar 4 mil mutações em mais de 500 genes diferentes. Por sua alta precisão, ele encontra mais alterações do que os métodos tradicionais.

Por que o CGT é importante para a doação de óvulos

Para casais que precisam usar a doação de óvulos e realizar a fertilização in vitro, o teste CGT é capaz de encontrar o material que não carrega as mesmas mutações genéticas que o pais.

Por exemplo, se a doadora possuir um gene para mutação genética, como a fibrose cística, e o pai possuir essa mesma alteração o risco de a criança nascer com a doença é de 25%. Além disso, há 50% de chance de o bebê carregar a mutação, sem apresentar a doença.

Com o CGT, portanto, é possível eliminar o risco do bebê nascer com uma doença genética fatal ou degenerativa, ao escolher uma doadora que não possui o gene alterado.

Para Kimball O. Pomerov, diretor cientifico do The World Egg Bank, a análise da compatibilidade genética será obrigatória para todos os bancos de doação de óvulo no futuro. “Pacientes querem reduzir ao máximo a possibilidade de terem um bebê com doença genética, e a tecnologia oferece isso”, afirma Pomerov.

Diferença entre um banco de óvulos testado e um tradicional

Estáticas mostram que o risco aproximado de um recém-nascido ter uma doença genética é de 1 em 100 no caso de doações de óvulos sem o Teste de Compatibilidade Genética (CGT).

Para bancos que realizam a comparação entre o doador de esperma e a doadora de óvulos essa chance cai para, aproximadamente, 1 em 100 mil. Portanto, é uma escolha crucial para prevenir o desenvolvimento de embriões geneticamente doentes.

Sobre o CGT

Realizado pela Igenomix, o CGT também pode ser feito por casais que desejam engravidar naturalmente, mas não desejam correr o risco de desenvolver um filho com uma doença genética rara e, muitas vezes, fatais.

Isso porque, caso o resultado de compatibilidade genética mostre que o casal possui mutações em comum, é possível buscar alternativas – como a fertilização in vitro com teste no embrião antes da implantação – para favorecer o nascimento de um bebê saudável.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest