5 coisas que toda mulher deve saber sobre a infertilidade

Em todo o mundo, um em cada cinco casais enfrentam problemas para engravidar. Esse número, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que muitas pessoas estão passando por alguma questão relacionada a infertilidade. Só no Brasil o número de casais inférteis chega a quase 8 milhões.

Se você faz parte do grupo de mulheres que quer engravidar há mais de um ano, mas ainda não obteve sucesso em realizar esse sonho, confira 5 curiosidades que separamos sobre saúde, fertilidade e clínicas de reprodução assistida.

 

Infertilidade e saúde

1 – Cerca de 35% dos casos de infertilidade feminina estão relacionados a obstrução das trompas (causadas por infecções, endometriose ou aderência pós-cirúrgica). Por isso, se você está tentando engravidar há mais de um ano e ainda não obteve sucesso, procure um médico ginecologista para descartar qualquer problema tubário.

2 – Apesar de incomum, o problema com a fertilidade do casal pode estar ligado a algum problema de saúde do homem. Por isso, é importante que ele também passe por exames específicos e participe de todo o tratamento para garantir uma gestação saudável.

 

Idade fértil

3 – O melhor que uma mulher pode fazer para engravidar mais rapidamente é conhecer seu ciclo fértil. Aos vinte anos, a possibilidade de engravidar a cada ovulação mensal é de até 25%. Após os 35 anos, essa porcentagem cai para 10%. Portanto, estar atenta para a regularidade da menstruação e conhecer o período fértil é fundamental.

4 – Após os 35 anos a mulher deve buscar ajuda especializada, se está há mais de seis meses tentando engravidar. Lembre-se que algumas mulheres entram na menopausa precocemente (logo após completarem 40 anos) e, por isso, identificar qualquer problema de saúde e tratá-lo rapidamente é fundamental para mulheres maduras que desejam se tornar mães.

 

Clínicas de reprodução assistida

5 – Procurar ajuda de uma clínica de reprodução assistida não indica que o casal terá um filho por meio da fertilização in vitro. Algumas mulheres conseguem engravidar de maneira natural, com orientação médica, por meio da regulação dos níveis de vitaminas, hormônios e dieta específica.

Em alguns casos será necessário realizar um tratamento mais específico – que pode envolver a indução da ovulação, fertilização in vitro, transferência de gametas e doação de óvulos e/ou espermatozoides.

 

Os melhores conselhos para quem quer ficar grávida

Entre os melhores conselhos para quem deseja ficar grávida, podemos destacar a identificação do período fértil (que inclui conferir a temperatura corporal e avaliar o muco cervical) e cuidar da saúde e da alimentação.

Seguindo esses passos e contando com ajuda de um especialista, você muito provavelmente irá conseguir realizar o sonho de ser mãe e tornar sua família ainda mais completa.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest