A importância do ácido fólico para quem deseja engravidar

Mulheres que desejam engravidar precisam mudar diversos hábitos, inclusive sua alimentação. A inclusão de ácido fólico na dieta, associado a refeições mais saudáveis no dia-a-dia, é uma das atitudes fundamentais para ter uma gestação tranquila e um bebê muito saudável.

Segundo especialistas, tomar ácido fólico no período que antecede a concepção (a fecundação do óvulo pelo espermatozoide) e durante o primeiro trimestre é um hábito simples e que ajuda na correta formação do feto.

 

O que é ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina que faz parte do complexo B. Ele pode ser encontrado em alimentos como espinafre, brócolis, aspargo, vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas (como a laranja e o limão), na gema de ovo e na carne de fígado bovino.

Portanto, independente de seus hábitos alimentares – se você é vegetariana, ou se consome ovo, por exemplo –, é possível encontrar alternativas para ingerir o ácido fólico.

Além disso, seu médico ginecologista ou obstetra pode indicar a suplementação para você conseguir atingir a quantidade diária ideal da vitamina. Esse valor é de 0,4 miligrama por dia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Por que a vitamina é tão importante para gestante?

O consumo diário de ácido fólico antes e durante a gestação ajuda a:

– Prevenir a má formação do tubo neural do feto (causadora da anencefalia);

– Evitar a espinha bífida (quando o canal espinhal não é fechado);

– Garantir um bom desenvolvimento fetal.

A ingestão da vitamina três meses antes e depois de a mulher engravidar diminui pela metade as chances de o bebê apresentar esses tipos de malformações. O fechamento do tubo neural, por exemplo, acontece já nas 4 primeiras semanas de gravidez.

Além disso, as vitaminas que fazem parte do complexo B ajudam a aumentar a imunidade e, assim, evitar a anemia na mulher. Portanto, a gravida ficará mais saudável e isso garantirá uma gestação mais tranquila.

 

E se eu descobrir a gestação depois do primeiro trimestre?

A recomendação para a ingestão da vitamina é durante o primeiro trimestre. Se você descobriu a gravidez no segundo ou terceiro mês (entre 4 a 12 semanas) você pode realizar a suplementação normalmente.

Porém, se a gestação realmente já estiver no segundo trimestre, somente seu médico obstetra poderá dizer se você precisa ou não ingerir o ácido fólico.

 

Outros hábitos alimentares importantes para gestantes.

Lembre-se que uma boa alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir a sua saúde e a do seu bebê. Encontre aqui 3 dicas de cardápios para mulheres com hábitos alimentares diferentes.

 

Outra recomendação importante: se, em gestações anteriores, você teve um bebê com defeito no tubo neural e/ou espinha bífida (ou tem esses problemas no seu histórico familiar), além da suplementação com ácido fólico você deve procurar um aconselhamento genético antes de engravidar novamente.

subir

Pin It on Pinterest