Dicas para boa alimentação na gravidez

alimentação na gravidez

A alimentação na gravidez é um dos fatores mais importantes para garantir a saúde do bebê e da mãe. Talvez essa seja a razão de tantas mulheres terem dúvidas sobre o que devem ou não comer.

Um conhecimento popular brasileiro diz que uma grávida “deve comer por dois”. Você precisa saber que isso não é verdade.

A gestante deve comer da forma mais saudável possível, e não dobrar suas refeições. Deve reduzir o consumo de produtos industrializados, refrigerantes, sal e açúcar. Tudo isso ajuda a evitar ganho de peso excessivo, hipertensão arterial e diabetes gestacional.

Para te ajudar nesse momento, futura mamãe, vamos dar 3 dicas de cardápios para necessidades diferentes. Mas lembre-se que a alimentação na gravidez deve ser acompanhada pelo médico obstetra – que dirá quais nutrientes são necessários de acordo com seu ganho de peso e crescimento do bebê.

Dieta geral para grávidas

 

O corpo da grávida necessita de mais energia, vitaminas, proteínas e minerais do que o de uma mulher comum. Portanto, sua dieta deve ser equilibrada e conter alimentos variados.

  •  Faça 5 refeições por dia: Divididas entre café-da-manhã, almoço, jantar e mais dois lanches – um na parte da manhã e outro na parte da tarde – garanta que você coma de três em três horas.
  •  Para as gestantes que não possuem restrição médica, a dieta deve ser acompanhada por um exercício físico leve, como a caminhada.
  •  O café-da-manhã é a refeição mais importante. Além de ingerir alimentos lácteos com pouca gordura, como fibras, grãos integrais e carboidratos. Isso garante um melhor funcionamento do intestino e mais energia para cada dia.
  •  Frutas e legumes devem ser uma prioridade. Eles possuem muitas vitaminas e pouca gordura, garantindo nutrição e hidratação com poucas calorias.
  •  Evite frutas em conserva ou calda, que normalmente levam muito açúcar.
  •  Opte por carnes com baixo teor de gordura, como aves e peixes.
  •  Doces podem ser consumidos, mas com moderação. Se você não vive sem chocolate, opte por comer apenas um pedaço da versão meio amarga.

Dieta para mulheres com diabetes gestacional

 

A diabetes gestacional ocorre quando são encontrados altos níveis de açúcar no sangue da gestante. As mulheres que têm esse problema geralmente dão à luz a crianças maiores, o que pode gerar complicações no nascimento.

Portanto, é necessário seguir uma dieta especial durante toda a gravidez. As dicas a seguir são para gestantes que não tomam insulina – nesse caso, o médico deve indicar qual dieta a mulher deve seguir.

Algumas dicas são:

  •  Faça 3 refeições principais e pelo menos 1 lanche por dia.
  •  Evite alimentos ricos em açúcar.
  •  Os carboidratos devem representar menos de metade das calorias consumidas.
  •  Consuma até 5 porções de legumes por dia, prefira os com coloração verde escura.
  •  Coma de 2 a 4 frutas por dia, escolhendo aquelas com mais fibras.
  •  Você pode tomar até 4 porções de leite ou produtos lácteos, desde que desnatados ou sem gordura.
  •  Também é importante comer alimentos ricos em proteínas, como peixes e aves.
  •  Quanto aos doces, só estão liberados os sem açúcar.

Dieta para gestantes vegetarianas

 

A dieta durante a gravidez deve ser variada e equilibrada. No caso de mulheres vegetarianas, isso não é diferente: é preciso encontrar alternativas à proteína animal para que a mãe e o bebê recebam todos os nutrientes necessários.

  •  Se a gestante é ovolactovegetariana (ou seja, consome ovos e derivados do leite), a dieta é bastante simples. Ao invés de ingerir carnes magras, coma apenas um ovo por dia e opte por produtos lácteos sem gordura.
  •  Para grávidas veganas (que não consomem nenhum alimento de origem animal), além de seguir sua dieta normal e comer vegetais escuros para obter proteína, a mulher deve conversar com seu médico para descobrir se precisará fazer uso de suplementos, como os de vitamina B-12 – nutriente que não encontrado em vegetais.

Resumidamente, uma dieta que inclua carboidratos, cereais, legumes, frutas, vegetais escuros e nozes é considerada adequada para uma gestante.

Se você está grávida, lembre-se que quem deve autorizar qualquer tipo de cardápio é o médico que acompanha sua gestação. Escolha os alimentos que mais lhe agradam, prefira os frescos e evite industrializados.

Contudo, a cada semana de gestação, as necessidades do seu corpo e do seu bebê mudam. Por isso, procure sempre ajuda do seu obstetra e, se preciso, esclareça suas dúvidas com um nutricionista.

subir

Pin It on Pinterest