Triagem Pré-Natal com resultado anormal: qual é o próximo passo?

Durante o primeiro trimestre de gravidez, a gestante inicia seu Pré-Natal com uma série de exames de triagem. Nesse período, os testes são usados para acompanhar o crescimento do bebê, além de ajudar o médico obstetra a identificar a presença de algum problema morfológico ou cromossômico.

Caso seja identificado algum problema em potencial, é importante que a gestante realize um novo exame, mais específico.

A triagem Pré-Natal comum identifica apenas 80% das anormalidades em uma gravidez. Assim, mesmo em casos com resultado normal, se a mulher deseja ficar realmente segura sobre a saúde do seu bebê, é indicada a realização de um teste específico.

 

Quais exames específicos você pode fazer?

Durante o Pré-Natal existem dois tipos de exames específicos que você pode fazer para ter mais conhecimento sobre a saúde do seu bebê:

Testes invasivos: os principais exames desse grupo são a Amniocentese (examina o líquido amniótico) e a Biópsia de Vilo Corial (o diagnóstico é obtido a partir de uma amostra da placenta). Ambos oferecem riscos para sua gravidez, como o aborto (em até 2% dos casos), sangramento, perda do líquido amniótico e infecções.

Testes não invasivos: exames como o NACE ou o NACE Plus, oferecidos pela Igenomix, realizam o diagnóstico de doenças cromossômicas com apenas uma amostra de sangue da mãe. Por isso, eles são a melhor opção para gestantes com um problema em potencial, pois não oferecem nenhum risco para o bebê.

 

O teste não invasivo é realmente confiável?

Um teste não invasivo como o NACE é totalmente confiável e seguro. Ele possui uma taxa de detecção de 99,9%, e número de falsos positivos inferior a 0,1%, assim apenas 1 em 1.000 gestantes recebem o diagnóstico errado.

Além disso, ele é capaz de diagnosticar a T21, causa da Síndrome de Down, a T18, causa da Síndrome de Edwards, e a T13, causa da Síndrome de Patau. Em sua versão Plus, o NACE também identifica mais duas Trissomias (causadoras do aborto espontâneo) e 6 microdeleções, associadas ao atraso intelectual e malformações.

 

Como cuidar de uma gravidez de risco

Quando acontece uma gravidez de risco, as gestantes precisam seguir uma série de recomendações e realizar ainda mais exames. Esse acompanhamento preciso e atencioso garantirá que a gestação transcorra da melhor maneira possível, e o bebê se desenvolva com saúde.

A triagem pré-natal com resultado anormal pode ser o começo da descoberta de uma gravidez de risco. Por isso, fazer exames específicos (de preferência testes não invasivos) é importante para que a mulher se prepare para o tão esperado nascimento.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest