Mentiras e verdades sobre o sexo na gravidez

Na grande maioria dos casos, não há problema nenhum em manter relações sexuais durante o período de gestação. Contudo algumas mentiras e tabus fazem muitas mulheres e casais se questionarem se o sexo na gravidez é realmente saudável e seguro.

Não se deixe assustar por esses mitos e preconceitos. Para gestações que não apresentam nenhum tipo de risco, o sexo é permitido e acontece de maneira totalmente natural, mesmo com um bebê a caminho.

A prática de relações sexuais, além de não fazer nenhum mal ao bebê, também contribui para o bem-estar do casal e impacta positivamente a saúde da mãe. O hábito pode garantir que a grávida se sinta mais bem-disposta, psicologicamente segura, bonita e valorizada.

 

Sexo nas últimas semanas de gravidez causa parto prematuro?

Mentira. Sexo com uso de preservativo é completamente seguro e não provoca o parto prematuro. As substâncias presentes no sêmen e possíveis bactérias dificilmente chegarão até a placenta, pois o tampão que fecha o colo do útero e o saco amniótico impedem o contato.

 

Relações sexuais no primeiro trimestre podem causar aborto espontâneo?

 Depende. Existem várias causas para o aborto espontâneo no primeiro trimestre, mas normalmente estão associadas a malformações no feto e não à prática do sexo. Porém, para mulheres que estão passando por sangramentos, descolamento de placenta ou têm histórico de aborto manter relações sexuais não é indicado.

 

O desejo sexual da gestante varia muito?

Verdade. É normal que gestantes não tenham nenhum apetite sexual ou, ao contrário, sintam o aumento da sua libido. Isso acontece porque o corpo está passando por mudanças físicas e alterações hormonais. O mais comum é que o desejo sexual diminua no 1º trimestre, devido a náuseas e à sensibilidade do começo da gestação, aumente no 2º trimestre, período em que as náuseas diminuem, e que volte a diminuir no 3º trimestre, devido ao tamanho da barriga e à ansiedade pelo nascimento do bebê.

 

Devo usar preservativo mesmo estando grávida?

Verdade. Apesar de estar grávida, você ainda corre o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (como o HIV) e qualquer infecção que seu parceiro possa ter. Por isso, usar proteção durante o sexo é importante para garantir a saúde da gestante e do bebê.

 

Devo evitar ter relações sexuais se eu tiver sangramentos ou cólicas?

Verdade. Se você apresentar algum dos seguintes sintomas:

Sangramentos;

– Dores abdominais ou cólicas;

– Histórico de insuficiência no colo do útero.

– Gestação múltipla.

É bem possível que seu médico contraindique o sexo com penetração nesses casos. Você deve conversar com o obstetra sobre a permissão para sexo oral e outras opções para garantir a saúde do bebê e a felicidade do casal.

 

Quais são as situações em que o sexo deve ser evitado na gravidez?

Manter relações sexuais não é recomendado para os seguintes casos:

– Placenta prévia (mal posicionamento da placenta) ou deslocamento do órgão;

– Sangramentos;

– Histórico de abortos.

Como falamos anteriormente, manter relações sexuais contribui para a cumplicidade do casal e a disposição da mulher. Grávidas com estado emocional e psicológico estáveis tendem a ganhar peso dentro do esperado, levam uma vida mais saudável e correm menos riscos de sofrer partos prematuros.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest