Os melhores conselhos para quem deseja engravidar

gravidez

Por que eu não consigo engravidar? Estou fazendo alguma coisa errada? Tem algo errado comigo ou com meu parceiro? Essas são algumas das perguntas que devem passar pela sua cabeça se você estiver tentando ficar grávida – sem sucesso – há algum tempo.

Conhecer o seu corpo e o seu ciclo menstrual é superimportante para que você consiga ficar grávida. Se você ainda não realiza o controle do seu período, comece já e descubra se você possui um ciclo regular ou não – vários aplicativos de celular, por exemplo, podem te ajudar nessa tarefa. Como: ‘Glow’; ‘Meu Ciclo’; LoveCycles’, ‘Sai Cólica’.

 

Conselho 1: Conheça seu período de ovulação

Ciclo menstrual é o tempo entre o fim de um período menstrual e o início de outro, e tem 28 dias, em média. Como o período de ovulação acontece na metade desse ciclo, é comum que seja no 14º dia após o fim da sua última menstruação.

Entretanto, cada mulher pode ter um ritmo e um ciclo menstrual diferente. Por isso, conhecer e controlar esse período é tão importante para quem deseja ficar grávida: é no dia da ovulação que você fica mais fértil. Logo, é o momento certo para conseguir engravidar.

Próximo ao possível dia da ovulação, você pode seguir alguns passos para confirmar a data:

– Meça sua temperatura basal: ao acordar de manhã, antes de levantar da cama, meça sua temperatura corporal, nos dias férteis ela estará mais alta.

– Avalie seu muco cervical: durante seu período fértil, você irá expelir um fluído com textura e coloração transparente pelo canal vaginal. Isso é sintoma de ovulação, pois o corpo está criando uma secreção para levar os espermatozoides ao óvulo com mais facilidade.

 

Conselho 2: Cuide da sua saúde

Apesar de a saúde não estar diretamente ligada à fertilidade ou a fecundação, o bem-estar físico e psicológico são fundamentais para garantir uma gestação saudável e tranquila. Confira nossas dicas:

– Pratique esportes para manter suas funções fisiológicas e hormonais em pleno funcionamento.

– Evite ingerir bebidas alcóolicas e cigarros, que reduzem os níveis hormonais e aumentam as chances de um aborto espontâneo no começo da gravidez.

– Procure atividades que mantenham sua mente tranquila e seu estado emocional equilibrado. Isso é fundamental para quem deseja engravidar.

Opte por uma dieta saudável rica em antioxidantes, vitaminas, ômega-3, ácidos graxos e ácido fólico. Evite café, alimentos industrializados e grãos refinados.

Acho que sofro de infertilidade. O que devo fazer?

Alguns fatores tornam o processo de engravidar mais difícil, como:

– Ter mais de 35 anos de idade.

– Estar acima ou abaixo do peso, pois prejudica o processo de ovulação.

Apesar de dificultarem, essas características não indicam que a mulher é infértil. Procurar um médico especialista e realizar hemogramas, testes hormonais e de ovulação podem ajudar a resolver a maioria dos problemas que dificultam uma gestação.

Além disso, um terço dos casais que não conseguem ter filhos passam pelo problema devido à qualidade do esperma. Existem testes que examinam a quantidade de espermatozoides que o homem produz para identificar se o problema está nele.

Para mulheres ou homens que possuem problemas de infertilidade, a fertilização in vitro pode ser uma alternativa. A partir de exames específicos é possível realizar uma implantação de sucesso e, posteriormente, garantir a saúde do bebê em formação com testes como o NACE.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest