Acupuntura para engravidar

2 May, 2017
acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa útil para tratar diversos problemas de saúde, entre eles a infertilidade. No caso de mulheres que estão tentando engravidar, a acupuntura pode ajudar a regular o funcionamento natural do organismo e melhorar o bem-estar geral.  O que por um lado ajuda a aumentar as chances de gravidez e por outro ajuda a enfrentar o tratamento de reprodução humana com mais tranquilidade. 

Benefícios da acupuntura para o organismo

A acupuntura tem sido utilizada por diversos países orientais durante milhares de anos e nas últimas décadas foi incorporado no ocidente por sua eficácia comprovada. Utilizada para equilibrar o fluxo da energia corporal acumulada em certos pontos do corpo, esta base extraída inicialmente de uma crença demonstrou sua real influência.

Com o uso de agulhas, a acupuntura estimula pontos anatômicos concretos para aliviar uma ampla gama de patologias. Em geral os benefícios principais podem ser resumidos em três aspectos:

  1. Ajuda a regular a pressão e fluxo sanguíneo, além da temperatura corporal
  2. Estimula o sistema nervoso central e permite a liberação de neurotransmissores
  3. Reduz a dor através da liberação de endorfinas.

A acupuntura é efetiva para uma série de patologias, tais como:

  • Dores de cabeça e/ou enxaqueca
  • Dores lombares crônicas
  • Torcicolos
  • Síndrome de túnel do carpo
  • Dores menstruais
  • Fibromialgia

Como a acupuntura pode influenciar na fertilidade?

Os benefícios da acupuntura são reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Alguns países, incluindo o Brasil e outros como Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Bélgica utilizam a acupuntura combinada a outros tratamentos da medicina reprodutiva para melhorar o quadro de infertilidade dos pacientes.

Utilizar a acupuntura para engravidar é útil não como técnica alternativa, mas sim como terapia complementar que irá contribuir para melhorar a saúde e estado de ânimo da mulher. Todos podem se beneficiar de suas vantagens para conseguir engravidar, mas ela está especialmente indicada para os casais em tratamento de reprodução humana.

A acupuntura para a fertilidade está focada na estimulação do sistema nervoso central em busca dos seguintes benefícios:

  • Aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos do aparelho reprodutor.
  • Estabilizar os níveis hormonais para aumentar a produção do esperma masculino.
  • Melhorar e regular o ciclo ovulatório feminino.

Além disso, a acupuntura favorece a redução do estresse ajudando a relaxar e manter uma atitude mental positiva, uma combinação importante para quem enfrenta dificuldades de engravidar.

Acupuntura e fertilidade feminina

A acupuntura e a fertilidade estão relacionadas, pois esta técnica pode ajudar a regularizar o ciclo menstrual estabilizando os níveis hormonais.  Esta terapia também apresenta resultados positivos no tratamento da endometriose e síndrome dos ovários policísticos.

Por outra parte, a introdução de agulhas nos diversos pontos estratégicos pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo do útero facilitando a implantação do embrião no endométrio (que é o tecido interno do útero onde o bebê estabelece sua conexão para receber os nutrientes durante seu desenvolvimento intrauterino).

E como dito, a acupuntura é capaz de aumentar o grau de bem-estar e tranquilidade, facilitado em parte graças à segregação de endorfinas, que reduz o estresse, que é algo que pode chegar a afetar os resultados dos tratamentos de reprodução humana.

Portanto, é aconselhável que as mulheres que estão tentando engravidar façam acupuntura por alguns meses antes de iniciar o tratamento de fertilidade, da mesma forma que é recomendável adotar certos hábitos de saúde, como não fumar, realizar exercícios e manter uma dieta equilibrada.

Acupuntura e fertilidade masculina

No caso dos homens, a acupuntura e fertilidade se relacionam pelos benefícios para a quantidade e concentração de espermatozoides no esperma. As agulhas utilizadas na acupuntura aumentam a circulação de hormônios que intervêm na espermatogênese (formação de espermatozoides) e melhoram a qualidade do sêmen tanto em número, quanto em mobilidade dos mesmos.

Além disso, a acupuntura ajuda a reduzir o estresse, um elemento que assim como é positivo para a mulher, também é positivo para os homens, pois no caso deles, o estresse causa uma redução da oxigenação celular que pode causar danos irreparáveis nos espermatozoides.

Tanto se a intenção é complementar o tratamento de fertilidade com acupuntura, quanto para qualquer outra patologia, consulte sempre um especialista e locais que garantam a qualidade do serviço.

Gravidez sem estresse

A acupuntura ajuda a reduzir a ansiedade dos futuros pais, mas para estar tranquilo de verdade, nada melhor que saber que o bebê está bem e com saúde. Para isso faça um pré-natal completo que inclua o teste genético não invasivo NACE, o NIPT da Igenomix, que permite a partir da décima semana de gravidez confirmar a saúde genética do seu bebê para doenças como a Síndrome de Down, Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau, ou seja, as principais alterações cromossômicas.

Este teste genético de pré-natal estuda o DNA fetal encontrado no sangue materno. Por isso, para realizar você só precisa fazer uma extração de sangue comum, como as que são feitas para os exames de sangue convencionais. Solicite informação sem compromisso e tenha uma gravidez tranquila.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest