Qual é o período fértil feminino?

15 March, 2017
ilustração de fases da ovulação no período fértil feminino

Saber qual é o período fértil feminino para engravidar mais rápido parece uma pergunta simples e a esperança de quem pergunta é receber uma resposta simples, mas ao ver as várias tabelas ou entender como fazer as contas para que o período indicado seja apenas uma estimativa muitas mulheres desanimam, por isso aqui vamos tentar facilitar esta questão para você!

A verdade é que o cálculo do período fértil é apenas uma estimativa, mas para as mulheres que tenham um ciclo regulado será bastante provável que o cálculo esteja bem próximo da realidade.

Calcular o período fértil serve tanto para prevenir a gravidez quanto para ter mais chances de engravidar. Por exemplo, a app Natural Cycles virou notícia recentemente por apresentar uma eficácia comparada com a pílula anticoncepcional para prevenir a gravidez. Será que utilizar esta mesma app pode te ajudar a engravidar? A Natural Cycles calcula o momento da ovulação baseada na temperatura basal, que é um método diferente da tabelinha, mas também poderia te ajudar, pois este é outro parâmetro que marca o momento que a ovulação está acontecendo.

Como se calcula o período fértil?

As chances de gravidez são diferentes durante o ciclo menstrual e entre as mulheres. Inclusive, todos os dias do ciclo podem ser férteis, já que a ovulação pode variar de mulher para mulher e inclusive de um ciclo para outro da mesma mulher. Por isso, apesar de ser interessante conhecer seu período fértil, também é muito importante não limitar o namoro somente a estes dias.

Os dias mais férteis da mulher são aqueles que acontecem antes e durante a ovulação. Durante este período o aparelho reprodutor feminino apresenta a mucosidade e temperatura adequada para proteger o óvulo fecundado.

Além disso, a preparação da zona mucosa também cumpre a função de ajudar os espermatozoides a se manterem vivos durante até cinco dias depois da ejaculação, esperando a chegada do óvulo para realizar a fecundação.

Levando em conta a longevidade do espermatozoide, não devemos descartar as chances da gravidez mantendo relações sexuais apenas alguns dias antes da ovulação. Por outro lado, após a ovulação o óvulo sobrevive apenas um dia, portanto, existirá apenas 24 horas para a fertilização após o óvulo ser liberado pelo ovário.

Fatores que afetam a ovulação

Para calcular o período fértil é preciso ter em conta três coisas: O último ciclo, a duração habitual do ciclo e a distribuição da fase lútea.

  1. O primeiro dia do sangramento da menstruação indica o momento em que o óvulo não fecundado é descartado e também o início do próximo ciclo da mulher.
  2. Para saber quanto dura o seu ciclo é preciso marcar no calendário o primeiro dia da menstruação pelo menos por 3 meses em que você não esteja utilizando anticonceptivos. São consideradas durações normais intervalos entre 21 e 35 dias, portanto se seu ciclo dura menos de 21 dias ou mais que 35 dias, é importante consultar um ginecologista para uma avaliação.
  3. A fase lútea é o terceiro fator para compor a tabelinha da fertilidade personalizada. Esta fase do ciclo menstrual acontece depois da ovulação e se caracteriza pelo aumento ou diminuição da progesterona em função do óvulo ter sido fecundado ou não. Uma maior ou menor duração desta fase pode alterar o período fértil de cada mulher. Para calcular quanto dura a fase lútea será preciso estar atenta a alguns sintomas típicos da TPM, como é a sensibilidade dos seios, inchaço, irritabilidade ou melancolia. No entanto, nem todas as mulheres produzem sintomas perceptíveis o suficiente, o que pode ser uma dificuldade.

Organizando o calendário do período fértil

Para organizar um calendário do período fértil você irá dividir pela metade os dias que dura o seu ciclo. Será por volta desta data que você estará ovulando, mas é impossível ter certeza do dia e momento exato que a ovulação acontece sem a comprovação de uma ultrassonografia.

Como comentamos, você pode engravidar mantendo relações sexuais até quatro dias antes da ovulação. Então acrescente estes 4 dias no seu calendário. Como tão pouco podemos descartar a chance de engravidar um dia após a ovulação, acrescente também este dia no seu calendário.

Por exemplo, em um ciclo de 28 dias e 14 de fase lútea, o normal é que a ovulação aconteça no 14º dia do ciclo. Durante esta fase o óvulo amadureceu e foi liberado pelo ovário e irá caminhar pela trompa de Falópio, onde normalmente é o local do seu encontro com o espermatozoide. A tabelinha deste caso em concreto indicará o período fértil do 10º ao 15º dia do ciclo.

Pronto! Você já tem o seu calendário pronto, mas não deixe de namorar durante todo o ciclo para aumentar ainda mais suas chances. E quando tiver o seu positivo leve à risca o pré-natal incluindo também o teste genético de pré-natal não invasivo NACE, que a partir da décima semana detecta o DNA fetal no seu sangue para descartar a presença de alterações genéticas que podem ser uma ameaça para a saúde do seu bebê. E mais, com este teste, você irá conhecer o sexo do bebê muito antes!

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest