5 alimentos proibidos durante a gravidez

grávida comendo hamburger com cara de culpável

Cuidar da saúde durante a gravidez é fundamental. Entre os cuidados, a alimentação ocupa posição de destaque, pois podem ajudar para que a gravidez seja mais segura e que o bebê receba os nutrientes que precisa para desenvolver-se. Hoje no lugar de passar a lista de alimentos recomendados, vamos citar 5 alimentos proibidos durante a gravidez. Fique atenta!

Antes de começar é importante reforçar que gestante não deve comer por dois! Inclusive, você sabia que até o terceiro trimestre de gravidez você não deve aumentar o consumo de calorias? Siga nossas dicas e consulte sempre seu obstetra para manter uma gravidez saudável e não prejudicar você e seu bebê.

A alimentação ideal deve aportar ao organismo proteínas, glicídios, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibra e água. Isso evitará que você sofra com problemas como intestino preso, excesso de peso ou anemia durante a gravidez. Se você sofre de hipertensão ou diabetes, redobre os cuidados e siga o acompanhamento médico de forma rigorosa.

Alimentos proibidos durante a gravidez: O que evitar?

Os alimentos que devem ser evitados durante a gravidez são aqueles que representam um risco para a saúde do bebê. São eles:

1. Carne malpassada ou crua

A carne é proteína animal e aporta benefícios para o bebê. Por isso vegetarianos devem consultar um nutricionista para equilibrar os nutrientes que precisam consumir. Porém a carne crua ou malpassada pode estar contaminada com a toxoplasmose, que é um parasita que causa a doença com o mesmo nome. O parasita resiste à carne crua e malpassada, sendo eliminado apenas quando a carne é bem cozida.

A toxoplasmose é uma doença que pode passar desapercebida se contraída em outro momento da vida, porém durante a gravidez pode provocar malformações no bebê.

Além de evitar ingerir carne malpassada e crua, também evite os alimentos de carne processada que são feitos a partir de carne crua, como carne seca, presunto de Parma ou Serrano, por exemplo. O presunto defumado é uma alternativa nesse caso.

2. Peixe cru

A comida japonesa, especialmente Sushi é muito consumido no Brasil, mas estão na lista de alimentos proibidos durante a gravidez quando estiverem preparados com peixe cru. Apesar de não ter o parasita da toxoplasmose, o peixe pode conter larvas de anisakis. Estes parasitas não afetam diretamente o bebê, mas podem levar a gestante a adoecer gravemente e como consequência prejudicar a gravidez.

Para evitar o anisakis você precisa deixar de comer peixe cru, ou se quiser comer, antes deve congelar o peixe durante 48 horas, pois dessa forma as larvas de anisakis morrem. Limpe muito bem o peixe antes de prepara-lo, retire as vísceras e cozinhe em alta temperatura.

3. Fígado

Fígado é um alimento muito nutritivo e contém uma grande quantidade de vitamina A e também concentra todas as substâncias químicas que o animal ingeriu durante sua vida. Grandes quantidades de vitamina A podem provocar malformações no bebê. Para evitar qualquer risco, evite comer fígado principalmente no primeiro trimestre da gestação.

4. Queijos não pasteurizados

Quando quiser comer queijo, melhor que seja curado, pasteurizado e que tenha consistência dura. Os queijos não pasteurizados ou os que contém fungos, como o roquefort, podem ter a bactéria listeria. Esta bactéria é muito grave para o bebê e pode gerar muitas complicações na gravidez, que para evitar, incluímos os queijos não pasteurizados na lista de alimentos proibidos durante a gravidez.

5. Ovo cru

Ovo cru ou alimentos preparados com ovo cru, como a maionese e o tiramissú podem conter Salmonella. Esta bactéria pode causar uma intoxicação alimentar e consequências graves tanto para a mãe quanto para o bebê.

Gravidez saudável a toda prova

Com uma dieta adequada e evitando os alimentos proibidos durante a gravidez, você evita riscos e cuida para que a saúde do seu pequeno seja a melhor possível. Além disso, é preciso passar por todas as revisões e exames do pré-natal. Alguns deles irão descartar problemas associados à alimentação, como por exemplo a diabetes gestacional.

Para as mães que querem uma gravidez tranquila descartando o quanto antes as dúvidas sobre qualquer tipo de doença genética, a partir da 10ª semana de gestação é possível realizar o teste pré-natal NACE, que com uma amostra de sangue materno, descarta a presença de alterações cromossômicas no bebê.

 

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest