Posso fazer exercícios durante a gravidez?

10 March, 2016 ,
Imagem de gestante fazendo exercício e texto: Exercícios durante a gravidez, leia recomendações da Igenomix

Durante a gravidez não é preciso somente descansar para cuidar-se, muito pelo contrário, apesar de em fases mais avançadas da gravidez praticar atividade física exija muito do corpo e os exercícios ficaram um pouco mais restritos, é preciso estar ativa. A não ser que exista uma indicação do obstetra para repouso, manter uma rotina de exercícios leves vai fazer muito bem para você que é gestante. Entre os benefícios das atividades físicas estão:

– Reduzir as dores nas costas, inchaço e intestino preso

– Prevenir diabetes gestacional

– Aumentar a disposição

– Tonificar os músculos

– Dormir melhor

 

Caso você tenha dúvidas se no seu caso em especial os exercícios físicos são recomendáveis, consulte seu obstetra para ter um aconselhamento personalizado. Também é preciso observar a resposta do seu corpo aos exercícios praticados e interromper as atividades caso sinta dores e incômodos. Tenha certeza que não está forçando seu corpo além do seu limite!

A indicação é sempre fazer exercícios com a supervisão de um especialista para evitar lesionar-se, principalmente se você não praticava esportes antes da gravidez. Se este for seu caso, não abuse nem arrisque! Procure orientação especializada e dê preferência para exercícios como yoga e hidroginástica, respeitando sempre os limites do seu corpo.

 

Para praticar atividades físicas durante a gravidez de forma segura:

– Não pratique esportes radicais e aqueles que te expõe a um grande risco de queda, como andar de bicicleta, por exemplo.

– Use roupas confortáveis que não pressione ou aperte seu corpo.

– Lembre-se que o processo ideal de todo exercício começa com o aquecimento e termina com alongamento.

– Beba muita água para evitar a desidratação.

– Marque seu ritmo: não é o momento de exceder seus limites e colocar você e o bebê em risco.

– Respeite o descanso entre um exercício e outro.

– Quando praticar exercícios deitada no chão, levante lentamente para evitar náuseas e tontura.

 

Além disso, especialmente durante o primeiro trimestre, evite atividades de alto impacto que potencialmente sejam um risco de traumatismo, principalmente abdominal, como por exemplo andar a cavalo ou fazer aeróbica.

Se você não é das pessoas que gostam de fazer exercícios, considere ao menos fazer caminhadas de meia hora diariamente. Escolha horários em que o sol não esteja forte e use sempre protetor solar. Uma boa pedida é fazer caminhada no período matinal. Experimente! Você sentirá uma grande diferença no seu estado de ânimo.

Se antes da gravidez você praticava atividade física intensa, é preciso baixar um pouco o ritmo. Apesar de existir exemplos de pessoas fazendo atividades extremas durante a gravidez, isso não é recomendável e pode ser um risco para a saúde do seu bebê.

 

 

subir

Pin It on Pinterest