Calor na gravidez: Entenda os motivos

23 July, 2019
sufoco na gravidez

Muitas mulheres sentem uma sensação súbita de calor na gravidez, normalmente na cabeça, pescoço e peito. É algo muito recorrente e não precisa ser motivo de preocupação. São os chamados sufocos da gravidez.

Causas dos sufocos na gravidez

Os motivos dos sufocos variam a cada trimestre, sendo as principais causas as seguintes:

Primeiro e segundo trimestres

  • Diminuição dos estrógenos, que provocam alterações, flutuações e desajustes hormonais.

Terceiro trimestre

  • Dilatação dos vasos sanguíneos, que provocam uma maior irrigação sanguínea e, como consequência, fazem o corpo gerar ainda mais calor.
  • Aumento do peso corporal e diminuição da capacidade torácica devido ao crescimento dos órgãos do feto. Isso faz com que a gestante necessite se esforçar mais para se movimentar.

Truques para combater os calores e sufocos

Primeiramente, você deve procurar se refrescar e manter-se hidratada a todo momento. Para isso, estas recomendações são muito eficazes:

  • Aplique panos frios e úmidos no pescoço, na testa ou na parte superior da cabeça.
  • Use roupas confortáveis, folgadas e transpiráveis, de preferência de algodão, assim como sapatos confortáveis e transpiráveis.
  • Além da hidratação constante, a alimentação também é essencial. Procure consumir alimentos leves, que incluam verduras e frutas ricas em água. Além disso, limite ou elimine todos aqueles alimentos que tenham uma digestão pesada. Tome um cuidado especial com comidas apimentadas, pois além de influenciar os sufocos também contribuem para a ardência no estômago.
  • Evite exercícios físicos muito intensos.
  • As máscaras de gel frio têm um efeito benéfico na pele do rosto e no pescoço, além de serem relaxantes, duas características a serem consideradas para o alívio que virá depois do sufoco.
  • Para prevenir os sufocos noturnos, que são piores porque interferem no seu descanso, procure deixar próximo à sua cama uma garrafa de água e uma toalha. Você pode umedecê-la e aplicá-la na testa e no peito, baixando assim a temperatura corporal e aliviar o sufoco.
  • Outro truque para aliviar os sufocos da gravidez especialmente quando sair na rua nos meses quentes de verão, é levar um leque, um mini ventilador ou uma garrafa de spray com água na bolsa. É possível transportar esses apetrechos no bolso e, dessa forma, você estará sempre preparada para um sufoco repentino e/ou para as ondas de calor.

Os sufocos da gravidez podem durar apenas alguns segundos, ou perdurar por vários minutos. Nunca devem ser confundidos com a febre alta (considera-se febre a partir dos 38°C). Nesse caso, consulte o seu médico para determinar sua causa.

 

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest