Cuidados na gravidez: fique de olho no seu bem-estar durante o verão

gravidez no verao

A estação do ano mais esperada por muitas pessoas é caracterizada por temperaturas elevadas, sol e praia. Para as gestantes, tende a ser um pouco complicado, tendo em vista que o desconforto parece se multiplicar. A sensação de inchaço, queda de pressão, aparecimento de manchas na pele, o esforço para carregar o barrigão aumentando a temperatura do corpo, entre outros fatores, fazem as futuras mamães sentirem muitos incômodos e é necessário obter mais cuidados nessa época, para evitar riscos. É especialmente importante se manter fresquinha no calor durante a gravidez. Manter-se hidratada e evitar muita exposição do corpo ao sol, são algumas maneiras para se ter uma gravidez saudável.

Para evitar o desconforto e dores, alguns cuidados na gravidez são indispensáveis. A Igenomix separou seis dicas importantes para as mulheres ficarem de olho no seu bem-estar durante esse período:

Uso de repelentes mais do que nunca

Neste verão, especialmente, a utilização do repelente contra o zika vírus é essencial, já que o mosquito está mesmo ligado aos casos de microcefalia no Brasil. Por isso, além de usar roupas para cobrir o corpo, como calças e camisas de manga comprida, não há outra saída: o uso do repelente nas áreas do corpo que ficam expostas é primordial.

De acordo com o Ministério da Saúde, há três substâncias capazes de afastar o mosquito: icaridina, IR3535 (etil butilacetilaminopropionato) e DEET (dietiltoluamida). Mas os repelentes devem ser utilizados com ressalvas em gestantes. Elas requerem primeiro o aval do obstetra, mas se optarem pelo DEET, a concentração da substância deve ser de 10% a 50% e da mesma forma que em crianças, as aplicações não podem ultrapassar três vezes ao dia.

Especialistas também alertam que os mosquitos são mais frequentes durante a manhã e à tarde, por isso exigem maior atenção no uso de repelentes. À noite é recomendado a utilização de aparelhos de tomada e de telas de proteção na janela.

Mantenha sempre uma garrafinha de água na bolsa

É importante para qualquer pessoa o alto consumo de líquidos no verão. No caso das gestantes, a recomendação é essencial. A grávida precisa de água para repor o que perde na transpiração e para a manutenção do líquido amniótico. Além disso, ao consumir bastante líquido, a pressão arterial se eleva, o que diminui a sensação de tontura típica da queda de pressão. É recomendável ingerir 2 litros de água diariamente, mas vale lembrar que sucos, sopas e frutas também são importantes para o organismo.

Faça os exercícios corretos durante o calor

Algumas gestantes têm dúvidas sobre quais exercícios podem ser praticados durante a gravidez. Porém, o que algumas mulheres não sabem é que a prática de exercícios, que não causem tanto impacto físico, é essencial nesta fase. Dores lombares podem se intensificar na época mais quente do ano, por isso é recomendável práticas de yoga, pilates, caminhas e hidroginásticas. Consulte seu médico antes de qualquer prática e se planeje para ter uma gravidez saudável.

Use protetor solar

Durante a gestação, a mulher passa por algumas mudanças hormonais. Manchas podem surgir por conta de alterações na melanina – proteína que pigmenta a pele. Por isso, os cuidados na gravidez são importantíssimos e proteger a pele deve ser indispensável. Algumas manchas são permanentes e, muitas delas, difíceis de sair mesmo com tratamento, mas é sempre bom se prevenir. Médicos recomendam que a gestante não se exponha ao sol entre 10h e 16h, além de utilizar o filtro solar com FPS 30, no mínimo, diariamente.

Cuidado com a alimentação

No verão, somos levados a comer alimentos mais frescos e naturais sem perceber, como sucos, frutas e legumes. Quando decidimos obter uma alimentação leve e saudável, o calor parece diminuir. Tente ficar longe dos produtos industrializados e enlatados, pois muitos contêm uma grande quantidade de sódio (um dos grandes responsáveis pelos inchaços). Hidrate-se com líquidos e evite ficar longos períodos sem comer para evitar quedas de pressão.

Use roupas confortáveis

Em época de calor, as gestantes devem optar por roupas leves e de cores claras. Vestidos, saias, calças largas e regatas são bem-vindas. No verão algumas peças passam a ficar um pouco desconfortáveis, principalmente quando se está grávida. O conforto é essencial para se sentir bem no calor, prefira tecidos naturais. O algodão, por exemplo, é uma ótima opção, pois ele favorece uma troca de calor com o ambiente. Tente evitar tecidos sintéticos, eles dificultam a transpiração. Se necessário, reformule seu guarda-roupa. Hoje em dia, há muitas lojas especializadas em roupas para grávida.

 

 

subir

Pin It on Pinterest